Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
CONSCIENTIZAÇÃO

Hemofilia é tema de audiência pública em Apucarana

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem), uma entidade criada pela apucaranense Indianara Ramos Galhardo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Hemofilia é tema de audiência pública em Apucarana
AutorAudiência será realizada nesta terça-feira (16), a partir das 19 horas - Foto: Divulgação

A Câmara de Apucarana sedia audiência pública, nesta terça-feira (16), a partir das 19 horas, sobre o Dia Mundial da Hemofilia, promovida pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem). À frente da organização da audiência está a administradora apucaranense Indianara Ramos Galhardo, vice-presidente e cofundadora da associação. Ela, que cursa Serviço Social, é mãe do estudante Théo, de 12 anos, que tem Hemofilia A (grave).

-LEIA MAIS: Papa oficializa Nossa Senhora de Lourdes como padroeira da Diocese

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Para Indianara, a audiência é um passo muito importante para a causa da Hemofilia, não somente em Apucarana, mas para toda a região. “Para nós da Abraphem é de extrema importância contar com o apoio da Câmara Municipal de Apucarana, cidade que abriga nosso escritório, e saber que temos governantes que estão dispostos a trabalhar conosco para trazer conscientização sobre uma doença que é rara, genética e sem cura.É uma oportunidade ímpar poder trazer luz para um tema que tanto precisa ser discutido, compreendido e defendido”, enfatiza.

Além de Indianara, estarão presentes Fausto Celso Trigo, diretor do Hemocentro Regional de Londrina; Nayra Romario Psicóloga; Mario Yoshiuki Utiamada, médico pediatra e pessoa com Hemofilia, dentre outros profissionais convidados, pessoas com hemofilia e familiares.

Também fará parte da audiência o vereador Moisés Tavares (PP), que é autor do Projeto de Lei nº 34 de 2024, aprovado em primeiro turno de votação na última sessão ordinária realizada no dia 8 de abril, na Câmara de Apucarana. O projeto trata-se da lei "Arthur Gabriel Vieira Borges", que inclui no calendário oficial de eventos de Apucarana o "Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia", a ser lembrado todos os anos no dia 17 de abril.

publicidade

“A Abraphem é uma grande parceira nossa, e desde o ano passado, quando a entidade inaugurou sua sede em nosso município, mantivemos um contato próximo. Estive na cerimônia de abertura e inauguração, e conheci o espaço onde a associação atua em Apucarana. Um trabalho muito nobre que merece reconhecimento e deve ser divulgado”, comenta Moisés.

Em abril de 2023, Moisés recebeu integrantes da Abraphem e famílias auxiliadas pela associação durante visita à Câmara de Apucarana. “Nesta visita, tivemos a oportunidade de conhecer o Arthur. No mês seguinte, infelizmente, por conta de complicações da doença, o Arthur faleceu. Uma perda e dor imensurável. Esse ano, em conversa com a vice-presidente da associação, a Indianara, pensamos em elaborar uma lei que instituísse o dia de conscientização sobre a hemofilia no município, e que essa lei recebesse o nome do Arthur, em sua homenagem”, ressalta.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline