Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SAÚDE

Hemepar solicita doações de sangue com urgência em Apucarana

A unidade precisa principalmente de pessoas com tipo sanguíneo O+ e O-

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Hemepar solicita doações de sangue com urgência em Apucarana
AutorHemepar, doação de sangue - Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), solicita doações de sangue com urgência em Apucarana. A unidade precisa principalmente de pessoas com tipo sanguíneo O+ e O-.

-LEIA MAIS: Parecer libera prédio do Hospital de Apucarana, mas prefeitura diz não ter recursos; entenda

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

O Hemepar ressalta que, devido à validade das bolsas de sangue, e também visando um atendimento mais rápido, é importante que os doadores agendem as doações com antecedência. Esse agendamento pode ser feito online, por meio do site da Sesa.

publicidade

“A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece sendo atendida. Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença. Esse gesto simples é capaz de ajudar até quatro pessoas e reforça nosso compromisso em continuar cuidando dos paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

DADOS

No ano passado, a Hemorrede registrou 202.179 doações, numa média de mais de 16,8 mil doações por mês, sendo 55,6 mil em Curitiba. Este ano, a Rede registrou 92.153, sendo 21,4 mil em Curitiba. O Hemepar da Capital funciona como coordenador das outras 22 unidades espalhadas em todo o Estado.

publicidade

O sangue captado na Hemorrede é utilizado para atender a demanda de 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. "Os estoques desta unidade são fundamentais para a manutenção do serviço. Cada doação gera, em média, de 450 ml a 470 ml de sangue. Cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, um tipo de plasma fresco congelado. Por isso, uma única bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas", afirmou a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline