Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Guerra de gerações: entenda o que é 'cringe'

Estudante de Apucarana fala sobre a nova gíria que invadiu a web

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Você já deve ter ouvido falar no termo "cringe" nos últimos dias pelas redes sociais. Os internautas estão usando a palavra em diversas situações e de formas diferentes. A palavra é uma gíria, que significa em inglês "vergonhoso" e ganhou popularidade entre as Gerações Z e Millenials.

A gíria vem criando um conflito dos nascidos entre as décadas de 1980 1990, os Millenials, e as pessoas nascidas a partir de 1990, a Geração Z. Características, modos de pensar e agir, das duas gerações, são questionados, principalmente pela geração Z , que está considerando ultrapassados os comportamentos dos Milenials.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

tnonline

A estudante apucaranense Zaila Bergamin Ferri, de 14 anos, da Geração Z, conta que desde março de 2020, a turma da escola que frequenta vem utilizando o termo. "Essa gíria começou a ser utilizada pelas pessoas no Twitter. Porém, a palavra "cringe" já está ficando "cringe" por ser bastante usada. É muito contraditório, mas eu não levo a sério”, explica.

Zaila conta que as pessoas que convive não ligam muito para a gíria do momento. "Minha geração não se preocupa para o que as pessoas mais velhas usam ou tomam, como a questão de tomar café, por exemplo. A gente preza muito pela liberdade. As pessoas devem fazer o que têm vontade. Não nos apegamos muito neste termo", acrescenta.

O termo viralizou nas redes sociais como se fosse uma “vergonha alheia”, que a geração atual sente dos seus antecessores. Os internautas aproveitaram para criar desafios e memes sobre quais ações são "cringe" ou não.

publicidade

A doutora em estudos da linguagem Thaís Jerônimo Duarte, de Apucarana, gravou um vídeo brincando com o termo e postou em suas redes sociais. "Geração Z, eu tenho um recado para vocês. A vida não é só pagar boleto não, a gente fica tentando emagrecer também", comenta.

tnonline

De tempos em tempos, conforme Thaís, novos conceitos e termos surgem para falar de coisas que já eram comentadas antes, mas com novas palavras. "Na verdade, é um termo que a Geração Milenials define 'queimando a cara' e 'vergonha alheia'. Eles questionam porque temos que ficar postando fotos tomando café e pagando boletos, por exemplo", complementa.

Ainda de acordo com Thaís, o surgimento de novas gírias é muito interessante. "Uma análise técnica é muito interessante porque mostra que a língua é muito viva e é importante a gente analisar essas novas terminologias. Se você tira essa palavra do contexto, ela fica não faz sentido", ressalta.

publicidade

Alguns exemplos citados por Thaís:

Cringe = Vergonhoso. Vergonha alheia

Cheugy = Brega

publicidade

Indie = Descolado

Period = Indiscutível. Exemplo numa frase: Beyoncé é uma diva (period)

A consultora de Marketing, Larissa Balan, de Apucarana, também fez um vídeo explicativo em suas redes sociais comentando sobre a plavara “cringe”. “Vários memes, reels, posts, estão circulando sobre os Millennials x Geração Z. Cringe significa vergonhoso, ou seja, o ‘pagar mico’ da nossa época”, ressalta.

publicidade

tnonline

Larissa colocou uma listinha das atividades que nos torna os hábitos dos Millennials "cringe”:

* Gostar de café
* Tomar café da manhã
* Usar emojis nas mensagens
* Pentear o cabelo de lado
* Ter calça skinny
* Ouvir rock
* Ser fã de Friends
* Ser fã de Harry Potter
* Ser fã de filmes da Disney
* Usar hashtags (#) em fotos
* Chamar cerveja de 'litrão'
* Usar sapatilhas
* Gostar de minimalismo
* Não entender ou gostar do TikTok
* Ter ido a locadoras de filmes
* Pagar boletos
* Em mensagens, rir com as expressões 'rs' ou 'hahaha'
* Ouvir Raça Negra
* Assistir jornal

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline