Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ENTREVISTA

Gripe: campanha de vacinação será realizada em Apucarana

Aproximadamente 15 mil moradores da cidade ainda não tomaram a vacina, que foi distribuída gratuitamente no ano passado; assista

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Gripe: campanha de vacinação será realizada em Apucarana
Autor Foto: Reprodução

Após a confirmação de três casos de influenza H3N2 em Apucarana, a prefeitura do município informou que vai realizar uma campanha de vacinação contra a gripe, com foco na imunização de idosos, pessoas com comorbidades e crianças. Aproximadamente 15 mil moradores da cidade ainda não tomaram a vacina, que foi distribuída gratuitamente no ano passado.

De acordo com o prefeito, Junior da Femac, existem apenas seis mil doses de vacina contra a gripe disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. A campanha começa nesta quarta-feira (5). "Fizemos a coleta de 50 testes, o resultado de 30 já chegaram e três pessoas testaram para a influenza H3N2. Uma das pessoas que testou é uma criança de 10 meses, os familiares receberam parentes de São Paulo e uma pessoa estava com influenza. A partir desta quarta, vamos vacinar crianças de seis meses a seis anos, idosos com mais de 60 anos e pessoas com comorbidades. As doses são limitadas, são seis mil doses disponíveis e vamos ver com a Sesa se existe a possibilidade de enviar mais doses para Apucarana", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, alerta para os sintomas da influenza H3N2, como febre alta e dor no corpo. "A influenza provoca uma febre acima de 38 graus, uma febre alta por três dias, dor de garganta e dor no corpo. Sentiu esses sintomas, procure atendimento da UBS do seu bairro, temos remédio, o tamiflu, que é oferecido de forma gratuita. Todo mês recebemos da Sesa um quantitativo do remédio e lembrando que é muito importante manter os ambientes arejados, com janelas e portas abertas, com circulação do ar, além do uso de máscara", orienta.

Desde abril do ano passado, quando começou a campanha de vacinação contra a gripe, até agora, 45 mil pessoas já se imunizaram em Apucarana e 15 mil moradores da cidade ainda não se vacinaram. "O quantitativo de doses é pequeno, então você que ainda não tomou a vacina, procure a sua UBS nesta quarta-feira", comenta Emídio.

Os pacientes que testaram para H3N2 estão em isolamento. "A criança de 10 meses realizou a coleta em uma UBS, a criança está bem e provavelmente os familiares podem estar com gripe, existem seis pessoas do convívio que estão com os mesmos sintomas e pedimos para ficar em isolamento. A mulher de 30 anos e o homem de 35 anos realizaram coleta de exame no Hospital da Providência, ficaram internados por dois dias, mas já receberam alta", finaliza secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada entre amanhã (5) até sexta-feira (7), entre 8 horas e 16h30, nas UBSs Raul Castilho, no Núcleo Habitacional João Paulo; Takaiti Miyadi, no Núcleo Habitacional Dom Romeu; Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; Osvaldo Damin, no Jaboti; Pedro Barreto, no distrito da Vila Reis; e Walter Lazarini, no distrito do Pirapó.

Assista a entrevista:


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline