Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PÉ NA ESTRADA

Gaúcho que percorre o Brasil há mais de 20 anos passa por Apucarana

José Maria Paranhos Filho está pela segunda vez na cidade, onde passou há 18 anos e gostou da acolhida que recebeu das pessoas; veja

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O gaúcho José Maria Paranhos Filho, 42 anos, está viajando pelo Brasil desde 2001 e já percorreu mais de 3 mil municípios do país. Em todo lugar, ele faz questão de registrar de forma documental a sua passagem. Nesta semana, ele chegou a Apucarana (PR). É a segunda vez dele pela cidade. Veja reportagem em vídeo abaixo

-LEIA MAIS: PRF realiza leilão de veículos na região com lance mínimo de R$ 200

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Cada um desses mais de 3 mil municípios eu registro com declarações oficiais, assinadas por autoridades, comprovando que estive lá”, conta. Paranhos, que é gaúcho de Uruguaiana (RS), conta que iniciou sua viagem a partir de um capítulo triste de sua vida. Seu melhor amigo, que tinha o sonho de fazer essa viagem morreu baleado em Porto Alegre.

“A perda desse meu amigo, o qual tenho como irmão, me fez levar comigo uma mensagem de não-violência. Sou patriota, amo o Brasil, e procuro levar aos jovens uma mensagem de paz”, afirma o viajante, que faz atualmente seus percursos a pé.

publicidade

Em 2003, ele esteve em Apucarana, à época viajando de bicicleta. “Retornar a Apucarana depois de tanto tempo é algo muito satisfatório para mim. Gosto de ver o quanto a cidade cresceu, o quanto as pessoas mudaram e Apucarana é uma cidade muito acolhedora, diz.

Questionado sobre o que ele achou mais marcante em Apucarana, Paranhos afirma que a Catedral Nossa Senhora de Lourdes é um dos destaques que ele mais gosta da cidade.

publicidade

“Em todos os lugares que chego, o primeiro ponto que procuro é a Igreja Matriz. Só então considero que cheguei à cidade. E a catedral de Apucarana é muito linda”, afirma o viajante.

Em sua jornada, Paranhos já encontrou diversas personalidades do Brasil, como o cantor Wesley Safadão, o ídolo do Flamengo, Zico e até mesmo o comediante Tiririca.

Algumas imagens da sua jornada estão em exposição na entrada do Cine Teatro Fênix. Essa exposição, inclusive, é algo que ele preparou com exclusividade para os apucaranenses.

publicidade

“Meu objetivo viajando é, na realidade, conversar com as crianças e os jovens. Por isso, sempre vou às escolas, onde dou palestras e mostro as imagens da minha viagem. Estou expondo aqui no Cine Teatro como forma de gratidão às pessoas que tem me ajudado durante essa estadia”, afirma.

O viajante, inclusive, nos conta que não gosta de dar entrevistas, mas devido à acolhida que vem recebendo em Apucarana, abriu uma exceção para o TNOnline.

“Não faço questão de me aparecer, pois meu objetivo é viajar levando a minha mensagem para as pessoas”. Ao final de sua jornada, Paranhos pretende publicar um livro onde conta a sua experiência pelas estradas e rios do Brasil.

publicidade

Ele pretende seguir sua caminhada pelos municípios do Paraná e não se preocupa com datas. “Não tenho data para encerrar minha viagem, tampouco para concluir o meu livro. Essa é uma das perguntas que mais ouço, mas, sinceramente, não tenho pressa”, finaliza.


Por Louan Brasileiro


Viajante gaúcho percorre o Brasil há mais de 20 anos tnonline



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline