Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
INTERCÂMBIO

Ganhando o Mundo: inscrições encerram sexta (26); NRE tem 29 vagas

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana tem 29 vagas para estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ganhando o Mundo: inscrições encerram sexta (26); NRE tem 29 vagas
AutorGanhando o Mundo: inscrições encerram sexta (26); NRE tem 29 vagas - Foto: Divulgação/Seed

As inscrições para a edição de 2025 do programa Ganhando o Mundo se encerram nesta sexta-feira (26). A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), proporcionará a 1.200 alunos da 1ª série do Ensino Médio a oportunidade de participar de um intercâmbio em cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido), durante seis meses, com todas as despesas pagas.

- LEIA MAIS: Inscrições de programa de intercâmbio do Paraná são prorrogadas

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana tem 29 vagas para estudantes da rede estadual. Segundo o professor Roberto Canela, um dos responsáveis pelo projeto no NRE Apucarana, as vagas são destinadas aos estudantes do Ensino Médio.

“São 29 estudantes do nosso NRE que irão viajar para países como a Austrália, o Canadá, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido. Os interessados devem se inscrever pela internet”, destaca.

Esta será a maior edição do programa desde o seu lançamento, em 2019, e os alunos interessados podem se inscrever na Área do Aluno, que se encontra no site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Até agora, o início desta semana, em torno de 8 mil estudantes de 392 municípios já haviam feito a inscrição para concorrer às vagas da edição 2025.

publicidade

Para se inscrever é necessário ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição estadual, além de ter idade entre 14 e 17 anos. Entre os outros critérios de seleção do programa estão o desempenho acadêmico do ano anterior (médias iguais ou superiores a 7,0 em cada uma das disciplinas da Matriz Curricular nas avaliações ao processo seletivo, constatadas no Sistema Estadual de Registro Escolar – SERE); frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas; participação em atividades extracurriculares e pontuação obtida no Aluno Monitor. Mais informações estão no Edital.

Idealizado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seed-PR), o programa viabiliza a oportunidade de intercâmbio internacional a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná, no qual os alunos estudam em países que oferecem curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Ele foi instituído pelas Leis Estaduais nº 20.009/2019 e nº 20.601/2021.

O programa foi lançando em 2019 e, desde então, em suas quatro edições, 1.240 estudantes da rede de ensino já atravessaram o mundo, onde vivenciaram experiências de imersão nas culturas dos países anfitriões, além de aprenderem novos idiomas.

publicidade

Entre fevereiro e julho de 2022, na primeira edição, 100 alunos foram enviados ao Canadá, e na segunda, entre julho e outubro do mesmo ano, outros 100 viajaram para a Nova Zelândia. Já na terceira edição, cujas inscrições foram realizadas em 2023, a França passou a integrar a lista de destinos na versão do Ganhando o Mundo França. Na ocasião, 40 estudantes viajaram ao país. No início de 2024, mais mil alunos embarcaram para Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos na quarta edição do Ganhando o Mundo.

O intercambista permanece por um período letivo (aproximadamente seis meses) em instituições de ensino estrangeiras, tendo a oportunidade de aprimorar o repertório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia; aperfeiçoar o idioma estrangeiro e consolidar-se numa rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no Exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Secretaria. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 por mês.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline