MAIS LIDAS
VER TODOS

Dengue

Fumacê irá percorrer bairros de Apucarana a partir desta quarta-feira (9); veja quais

Neste ano, já foram notificados mais de 300 casos de dengue no município, o que justifica a necessidade de aplicação do inseticida, diz 16ª RS

Da Redação

·
Os veículos irão trafegar em velocidade de 15 a 18 km por hora e, às vezes em sentido de contramão
Icone Camera Foto por Divulgação
Os veículos irão trafegar em velocidade de 15 a 18 km por hora e, às vezes em sentido de contramão
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.04.2025, 16:52:19 Editado em 07.04.2025, 18:34:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A operação para pulverização de inseticida contra ao Aedes aegypti, com equipamentos acoplados em caminhonetes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), começa na tarde desta quarta-feira (09), em Apucarana. O “fumacê” irá percorrer 70 bairros da cidade, em cinco ciclos, num prazo de 20 a 25 dias. Todos detalhes da operação foram discutidos nesta segunda-feira (7), em reunião com técnicos da 16ª Regional de Saúde e da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Apucarana inicia plantão de atendimento 18 horas da dengue

Conforme avaliação da Sesa e da 16ª RS, os números apontados no último boletim epidemiológico justificam a necessidade de aplicação do UBV-pesado (inseticida) em diversas regiões da cidade, que apresentam um número elevado de casos positivados para dengue. De janeiro até o dia 1º de abril foram notificados 314 casos em Apucarana, além de outros que ainda estão sendo examinados. A atualização será divulgada nesta terça-feira (8) pela Sesa.

continua após publicidade

O prefeito Rodolfo Mota destacou o trabalho em conjunto entre os órgãos de saúde. “O nosso secretário de Saúde e nossos servidores estão de parabéns por todas as ações desenvolvidas até aqui nessa guerra contra a dengue e que a partir de agora, além do Pronto Atendimento 18 horas da Dengue, conta também com o UVB pesado (fumacê) fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde através da 16ª Regional dirigida pelo Lucas Leugi, a quem nós agradecemos. Esse trabalho em conjunto é que garante o controle da situação e o atendimento da comunidade. Todos nós juntos vamos vencer essa Guerra contra a Dengue”, afirma o prefeito

O chefe da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, reiterou durante a reunião, que a recomendação foi feita pelo secretário de estado da saúde, Beto Preto, que se manifestou preocupado com o avanço de casos positivos de dengue em Apucarana. “O secretário determinou que a Regional de Saúde agilizasse todo o processo burocrático, visando uma ampla operação de pulverização do inseticida para combater os mosquitos adultos”, assinala Leugi, lembrando que o município foi oficiado e de imediato concordou com a operação.

LEIA MAIS: Pronto atendimento da dengue começa a funcionar na segunda-feira (7)

continua após publicidade

O coordenador de endemias do Município, Mateus Machado, revela que na reunião foram decididas as estratégias da operação, com a utilização de caminhonetes, equipamentos e pessoal necessário. “A manutenção dos veículos e máquinas de pulverização serão baseadas no pátio da prefeitura e esperamos iniciar os trabalhos nesta quarta-feira, com o clima em condições favoráveis”, informa Machado, acrescentando que, com chuva e ventos o trabalho se torna impraticável.

Marcelo Viana, da Regional de Saúde, orienta os moradores dos bairros a abrirem janelas e portas das casas, durante a passagem do fumacê. Ele explica que o inseticida só mata os mosquitos adultos da dengue. “Não é preciso se preocupar com pássaros e animais domésticos. Também é necessário esclarecer que os horários adequados para a aplicação do inseticida são das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas”, informa Viana.

Ele adianta ainda que os veículos irão trafegar em velocidade de 15 a 18 km por hora e, às vezes em sentido de contramão, considerando que o canhão é direcionado somente de um lado do veículo e precisa atingir as duas laterais de todas ruas.

O "fumacê" irá passar nos seguintes bairros: Marcos Freire, Recanto Mundo Novo, Mathias Hoffman, Dom Romeu Alberti, Djalma Mendes, Núcleo Vale Verde, Jardim Amizade, Jardim Casa Grande, Mega Park, Cidade Educação, Jardim Trabalhista, Jardim Monções, Jardim Ponta Grossa, Jardim Diamantina, Mercadante, Jardim Marissol I e II, Garcia, Paraná, Jardim América, Vila Montreal I e II, Vila Salete, Vila Eulália, Jardim Nova América, Jardim Adriana, região da Unespar (Fecea), região do Água Azul, Núcleo Habitacional das Indústrias, Sanches dos Santos, Vila Nova I e II, Jardim Malibu, Parque da Raposa, Núcleo Sabiá, Andorinhas, Jaçanã, Santiago, Dom Angelo I e II, região do Sesi, Sumatra, Jardim Aviação, Jardim Colonial, Jardim Aeroporto, Castelo Branco,Santos Dumont I, II e III, Cerejeiras, Colonial II, Colégio Agrícola, Tarobá, Tibagi, Isabela I e II, recanto do Lago, Jardim Paraíso, Loteamento Belvedere, Monte Sião, Jardim Apucarana, Fariz Gebrim, região do Parque de exposições (Sociedade Rural), Jardim Pinheiros, Residencial Itália, Recanto Bom Retiro, Parque Bela Vista , Projeto Bóia Fria e Jardim Cidade Alta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fumacê irá percorrer bairros de Apucarana a partir desta quarta-feira (9); veja quais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!