Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EM APUCARANA

Formação de professores em alusão à Consciência Negra é realizada

O prefeito Junior da Femac destacou que a valorização da diversidade racial é prioridade na sua gestão.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação (AME) e da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), promoveu mais uma formação continuada aos diretores, coordenadores e professores dos 24 centros infantis (CMEIs) e das 36 escolas da sua rede. Na noite desta segunda-feira (20), no Centro Cultural Fênix, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, os profissionais assistiram à palestra “Educação das relações étnico-raciais: os desafios das desconstruções das práticas racistas e os impactos pedagógicos no cotidiano escolar”.

- LEIA MAIS: Nota Paraná registra quase 1 milhão de novos cadastros em dois anos

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito Junior da Femac destacou que a valorização da diversidade racial é prioridade na sua gestão. “Apucarana foi colonizada por diversos povos, como ucranianos, japoneses, portugueses, italianos, alemães e libaneses, que vieram para cá em busca de uma vida melhor. Atualmente, o município também tem recebido muitos imigrantes provenientes do Haiti, da Venezuela, da Colômbia e do Paraguai. A população apucaranense tem a característica de ser acolhedora. Todas as pessoas têm os mesmos direitos e devem ser respeitadas e valorizadas, independentemente da raça, do gênero, da religião ou da cor da pele. O preconceito, o racismo e a xenofobia não cabem na nossa sociedade", disse.

Dra. Adevanir Aparecida Pinheiro, pesquisadora do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ministrou a palestra aos profissionais da rede municipal de educação de Apucarana. “A Dra. Adevanir é uma das maiores referências sobre o tema na região. Na noite de ontem, ela nos mostrou como o racismo pode estar incrustado em atitudes do nosso dia-a-dia, que muitas vezes consideramos normais. A educação é o principal instrumento que temos para conscientizar a população e construir uma sociedade justa e igualitária para todos", acrescentou a secretária Marli Fernandes.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10,6% dos brasileiros se declararam pretos e 45,3%, pardos em 2022.

publicidade

Instituído pela Lei Federal nº 12.519/2011, o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da resistência negra à escravidão, em 1695.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Acompanharam também a palestra, ontem (20/11), no Centro Cultural Fênix, os vereadores Mário Felippe e Tiago Cordeiro de Lima, os membros do Movimento Apucaranense da Consciência Negra (Macone), Carlos Figueiredo e Paulo Pesce, os secretários municipais Jossuela Pirelli (Assistência Social), Gerson Canuto (Agricultura) e Edson Estrope (Indústria e Comércio), o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Ivanildo da Silva, o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Serviços Funerários, José Airton Deco de Araújo, e a superintendente da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Bete Berton.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline