Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
CIÊNCIA

Festival Pint of Science é realizado Apucarana; confira a programação

Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre cientistas e o público

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Festival Pint of Science é realizado Apucarana; confira a programação
AutorEvento acontece entre os dias 19 e 21 de maio - Foto: Reprodução

O Pint of Science Brasil, festival que reúne pesquisadores e especialistas em diversas áreas do conhecimento, acontece a partir desta segunda-feira (19) no Yellowstone Park, em Apucarana (PR). A iniciativa busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Confira a programação do evento:

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segunda-feira (19/05)

  • 19h30 - Literatura e identidade nipo-brasileira (Oscar Fussato Nakasato - UTFPR Apucarana)
  • 20h30 - Enfermagem forense e sua atuação junto à Justiça (Isadora Rodrigues Rossignolo Jacob - Facnopar)

Terça-feira (20/05)

  • 19h30 - Desvendando a caixa-preta: como tornar a inteligência artificial compreensível para todos (Rafael Silva Santos - IFPR Arapongas)
  • 20h30 - A inteligência artificial vai substituir profissionais de saúde mental! O que o ser humano tem que a IA não tem sido capaz de replicar?! (Ana Paula Cantagalli de Aguiar - Unespar Apucarana)

Quarta-feira (21/05)

publicidade
  • 19h30 - A IA em tudo, e em todo lugar ao mesmo tempo (Rafael Gomes Mantovani - UTFPR Apucarana)
  • 20h30 - Ciência no cinema e nas histórias em quadrinhos (Susan Caroline Camargo - UEL/AME Apucarana)

							Festival Pint of Science é realizado Apucarana; confira a programação
AutorFoto: Divulgação

Sobre o evento

O evento acontece anualmente em várias cidades do Brasil e faz parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. Criado em 2012, na Inglaterra, o festival chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

Em 2025, o festival contará com a participação de 169 cidades brasileiras, incluindo 20 capitais estaduais e o Distrito Federal. Serão mais de 600 pesquisadores e especialistas discutindo tópicos de interesse público em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. Neste ano, o evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de maio, juntamente com outras edições ao redor do mundo.

Em Apucarana, o Pint of Science acontece desde 2024 e, neste ano, será realizado no Yellowstone Park, das 19h às 22h. A coordenação do evento é feita pela UTFPR, em parceria com a UNESPAR, FACNOPAR, FAP, SEBRAE e ACIA.

publicidade

Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse por ciência e tecnologia, contribuindo para o fortalecimento da educação científica no país.

O Pint of Science Brasil é organizado por mais de 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com bares, restaurantes e a mídia, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos.

O festival é uma oportunidade única para o público interagir com a ciência de forma leve e acessível, aprendendo sobre diferentes áreas do conhecimento e debatendo temas de relevância social. A expectativa de público para este ano é de 20 mil pessoas, superando a média de participantes dos anos anteriores.

publicidade

História do festival e presença no mundo

Em 2012, os neurocientistas Dr. Michael Motskin e Dr. Praveen Paul, do Imperial College London, no Reino Unido, organizaram um evento chamado Meet the Researchers. A ideia era convidar pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para conhecerem o laboratório em que trabalhavam e mostrar a elas os tipos de pesquisa que estavam sendo realizados.

A experiência foi inspiradora tanto para os visitantes quanto para os pesquisadores. Eles então se perguntaram: se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas até as pessoas? Assim nasceu o Pint of Science.

publicidade

Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades do Reino Unido. O evento rapidamente se espalhou e, hoje, está presente em 26 países ao redor do mundo.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline