Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
CAMPO

Faturamento da fruticultura triplica em Apucarana

Ao longo dos anos, a produção de frutas vem ganhando cada vez mais protagonismo no campo em Apucarana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Faturamento da fruticultura triplica em Apucarana
AutorFoto: TNOnline

Ao longo dos anos, a produção de frutas vem ganhando cada vez mais protagonismo no campo em Apucarana. De 2016 para cá o faturamento da fruticultura quase triplicou no município, chegando a movimentar mais de R$ 14,8 milhões em 2020.

No período, o município mais que dobrou a área de produção, de 311 hectares para 658 hectares. Os dados do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), relatório divulgado anualmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mostram que a produção de abacate foi a que mais expandiu nos últimos quatro anos, atingindo R$ 5,2 milhões no último VBP, seguido pela laranja, caqui, banana e pela uva

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O maior incentivo ao cultivo de frutas vem do programa Terra Forte, que doa mudas aos produtores que, em contrapartida, pagam o município com produtos que são destinados à merenda escolar e para entidades, conforme afirma o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Adriano Nunomura.

“Esse programa tem fomentado muito a fruticultura, pois é uma forma do produtor diversificar a produção e o município também consegue ganhar em produção”, destaca o técnico.

O secretário municipal de Agricultura Gerson Canuto ressalta que a fruticultura tem se tornado uma boa alternativa de negócios para os agricultores. Muitos produtores de culturas mais tradicionais passaram a plantar frutas e ampliaram seus lucros. Mas, segundo Canuto, são as pequenas propriedades que mais recebem incentivo da prefeitura, por meio do programa Terra Forte, o que tem feito o faturamento da fruticultura crescer a cada ano que passa. “Realmente o setor está avançando muito, tanto que atualmente Apucarana é o maior produtor de abacate do Estado do Paraná. Inclusive o Terra Forte vai oferecer mais 2,1 mil mudas de abacate”, assinala.

publicidade

Entre os produtores que vêm se destacando na produção de abacate está o agricultor João Costa, que planta o fruto há 25 anos. “Faz 25 anos que plantei 20 pés na minha propriedade. Vendi os frutos e deu um bom dinheiro”, comenta.

No sítio de 18 alqueires, ele cultiva 600 pés de abacates dos tipos margarida e quintal, produzindo anualmente aproximadamente 360 toneladas. A produção de uma única propriedade é enviada para todo o Paraná e também a outros estados, como São Paulo, Pará e Pernambuco. Costa também é produtor de café, mas é do abacate que ele tira maior parte do seu faturamento. Além de Apucarana, o agricultor ampliou sua produção em uma propriedade que tem em Lidianópolis onde plantou mais 500 pés do fruto.

Por, Cindy Santos

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline