Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
DOENÇA AUTOIMUNE

Famosa nas redes, Barbarhat Sueyassu fala sobre vitiligo na Câmara

Modelo e influencer digital apucaranense defende projeto de lei para pessoas com doenças na pele

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Famosa nas redes, Barbarhat Sueyassu fala sobre vitiligo na Câmara
Autor Barbarhat Sueyassu fala na sessão da Câmara de Apucarana - Foto: Divulgação

A modelo Barbarhat Sueyassu participou nesta segunda-feira (12) da sessão da Câmara de Apucarana. A convite do vereador Moisés Tavares (Cidadania), a jovem, que tem vitiligo, ocupou a tribuna livre da Câmara para trazer uma série de informações e dados sobre a incidência da doença, caracterizada pela perda da coloração da pele. Ela também defendeu a aprovação de um projeto de lei que atenda as pessoas com doenças na pele.

Barbarhat Sueyassu destacou a importância de se levar mais informações à sociedade, inclusive como forma de combater os preconceitos enfrentados diariamente pelas pessoas com vitiligo. Barbarhat, que é formada em psicologia, é também influencer digital. Ela usa sua visibilidade para conscientizar a população com inúmeros conteúdos digitais sobre o tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As lesões do vitiligo se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. A data de 25 de junho é marcada como Dia Mundial do Vitiligo.

Na Câmara, ela lembrou que a doença atinge 1% da população mundial, ou seja, cerca de 80 milhões de pessoas no mundo. “É importante que estigmas em relação ao vitiligo sejam quebrados e dissociados à doença, com o contágio, a dor e até prejuízos à beleza, da mesma forma que não incapacita a condição física de quem possui. A falta de informação da sociedade pode ser um obstáculo para saúde mental das pessoas, que enfrentam ofensas, preconceito, piadinhas, falta de empregos e até eliminação de concursos públicos", disse.

A modelo também comentou que um projeto de lei discutido com o vereador Moisés Tavares prevê a distribuição de protetor solar às pessoas com vitiligo, além daquelas que sofrem com outras doenças de pele e as vítimas de queimaduras, que necessitam de uso de protetor solar diariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem é Barbarhat

Nascida em Apucarana, Barbarhat foi diagnosticada com vitiligo universal quando tinha quatro anos. As diferenças da pele só começaram a se tornar latentes em Barbarhat aos dez anos, quando começou a sofrer bullying na escola.

Ela e a mãe começaram a denunciar o problema na direção, mas não conseguiram o acolhimento que esperavam. Ao longo dos anos, Barbahat se tornou uma ativista. Hoje, a modelo e influencer tem quase 100 mil seguidores no Instagram. É uma das principais representantes do movimento Skin Positivity, ou positividade da pele, que prega a beleza real da epiderme de cada um, com suas marcas como manchas e cicatrizes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline