Uma família de Apucarana, norte do Paraná, entrou em contato com a redação do TnOnline para fazer um apelo. Uma criança de apenas 6 anos está internada devido a uma síndrome relativamente rara que a faz sofrer com crises convulsivas e precisa de ajuda financeira para a realização de um exame que pode mudar a vida dela.
Segundo Pamella Alves Costa, mãe da pequena Laura Alves Iwasenko Ferreira, a menina começou a apresentar as crises quando tinha 6 meses. Ela foi diagnosticada em junho de 2023 com a síndrome de Lennox-Gestaut, que é uma encefalopatia epilética severa da infância que corresponde a 5% das epilepsias infantis, com início entre 1 e 8 anos de idade. Caracteriza-se por retardo mental progressivo e crises de múltiplos tipos.
- LEIA MAIS: Motorista de ônibus morre aos 48 anos em Apucarana e é homenageado
Ainda conforme a mãe, a filha passou por diversos tratamentos, mas nenhum trouxe uma melhora significativa. Inclusive, vários medicamentos foram utilizados nesse processo (até mesmo o canabidiol), porém, não houve sucesso.
Atualmente, a menina toma dois anticonvulsivos, mas, segundo Pamella, as crises epilépticas seguem piorando. A família alega que, devido ao estado clínico de Laura, as idas a hospitais se tornaram frequentes.
No dia 26 de julho, a pequena deu entrada no Hospital da Providência, mas precisou ser transferida para o Hospital Universitário (HU) de Londrina, também no norte do estado.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos
Mas devido à complexidade dos exames, ela foi levada para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, para a realização de exames que podem apontar um tratamento adequado à síndrome. A pequena está na instituição, acompanhada da mãe, desde a madrugada do último domingo (4).
Ainda de acordo com a família, Laura deve ser internada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (6). Ela precisa ser submetida a um eletroencefalograma assistido, mas tal exame não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por conta disso, a família realiza uma 'vakinha' para arrecadar fundos e poder pagar o exame da menina. A quantia necessária é de R$ 4 mil. Até o momento, a pequena já arrecadou R$ 2.625,41.
Para ajudar, acesse o link da 'vakinha': https://www.vakinha.com.br/4991000. As doações podem ser feitas através da chave pix [email protected].
Deixe seu comentário sobre: "Família de Apucarana pede oração por criança com síndrome grave"