Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
CULTURA

Exposição em Apucarana valoriza trabalhadores de fábricas de vestuário

Batizada como “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, exposição da fotógrafa Caroliny Frizo inicia neste domingo (19)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Exposição em Apucarana valoriza trabalhadores de fábricas de vestuário
Autor Foto por Caroliny Frizo - A entrada é gratuita

Entre memórias de infância e o cotidiano dos trabalhadores da Indústria do Vestuário, a artista visual e fotógrafa Caroliny Frizo apresenta a exposição “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, que terá abertura neste domingo (19), das 17h às 22h, e segue aberta ao público até o dia 23 de outubro, das 8h às 22h, no Cine Teatro Fênix – Sala 09 (3º andar), em Apucarana. A entrada é gratuita.

LEIA MAIS: Adolescentes fogem da PM e caem com moto em plantação em Califórnia

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O evento marca a estreia de Frizo em uma exposição individual e reúne fotografias e instalação audiovisual que retratam o dia a dia de trabalhadores das pequenas fábricas, serigrafias e bordados da cidade - reconhecida nacionalmente como a “Capital do Boné”. O projeto é uma realização do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Prefeitura de Apucarana e da Secretaria de Cultura e Turismo.

Entre facções de costura, serigrafias e bordados industrializados, é no trabalho humano que Caroliny Frizo encontra o foco de sua pesquisa artística. Ao costurar as memórias de infância com a realidade de trabalhadores da cidade de Apucarana (PR), reconhecida como polo nacional da Indústria do Vestuário, a artista constrói uma reflexão sobre a condição humana e a herança da manualidade em um mundo cada vez mais automatizado.

A exposição assume uma estética que mistura documentação e experimentação visual, explorando técnicas que transformam o movimento dos operários em linguagem artística, convidando o interlocutor a diminuir o ritmo para contemplar, escutar e valorizar o trabalho - a trama que sustenta memória e sobrevivência.

publicidade

Com curadoria e produção executiva de Giovane de Assis, o projeto também se propõe a registrar a memória cultural e social de Apucarana, contribuindo para o patrimônio contemporâneo do Paraná e valorizando os trabalhadores que moldaram a identidade da cidade.

BREVE BIOGRAFIA DA ARTISTA

Caroliny Frizo (Apucarana, Paraná, 1995). Designer de Moda, Fotógrafa e Diretora de Arte, inicia a carreira em eventos e produções artísticas-culturais na sua localidade, passando por longa atuação na área de Comunicação Visual, formação em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e especialização em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina.

publicidade

Tem forte presença na construção da identidade cultural do norte-paranaense, tendo em vista os diversos projetos em que atuou, sendo os mais recentes produzidos por meio da Lei Paulo Gustavo e pelo Programa Nacional Aldir Blanc: o Documentário “Jardins da Verô” no qual é diretora e produtora, e a Exposição “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, em que explora seu trabalho com fotografia documental e vídeoinstalação.

SERVIÇO

Exposição: Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala

publicidade

Artista: Caroliny Frizo

Local: Cine Teatro Fênix – Sala 09, 3º andar (Apucarana/PR)

Abertura: 19 de outubro (domingo), das 17h às 22h

publicidade

Visitação: 20 a 23 de outubro, das 8h às 22h

Entrada Gratuita

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline