Exposição em Apucarana valoriza trabalhadores de fábricas de vestuário
Batizada como “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, exposição da fotógrafa Caroliny Frizo inicia neste domingo (19)

Entre memórias de infância e o cotidiano dos trabalhadores da Indústria do Vestuário, a artista visual e fotógrafa Caroliny Frizo apresenta a exposição “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, que terá abertura neste domingo (19), das 17h às 22h, e segue aberta ao público até o dia 23 de outubro, das 8h às 22h, no Cine Teatro Fênix – Sala 09 (3º andar), em Apucarana. A entrada é gratuita.
LEIA MAIS: Adolescentes fogem da PM e caem com moto em plantação em Califórnia
O evento marca a estreia de Frizo em uma exposição individual e reúne fotografias e instalação audiovisual que retratam o dia a dia de trabalhadores das pequenas fábricas, serigrafias e bordados da cidade - reconhecida nacionalmente como a “Capital do Boné”. O projeto é uma realização do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Prefeitura de Apucarana e da Secretaria de Cultura e Turismo.
Entre facções de costura, serigrafias e bordados industrializados, é no trabalho humano que Caroliny Frizo encontra o foco de sua pesquisa artística. Ao costurar as memórias de infância com a realidade de trabalhadores da cidade de Apucarana (PR), reconhecida como polo nacional da Indústria do Vestuário, a artista constrói uma reflexão sobre a condição humana e a herança da manualidade em um mundo cada vez mais automatizado.
A exposição assume uma estética que mistura documentação e experimentação visual, explorando técnicas que transformam o movimento dos operários em linguagem artística, convidando o interlocutor a diminuir o ritmo para contemplar, escutar e valorizar o trabalho - a trama que sustenta memória e sobrevivência.
Com curadoria e produção executiva de Giovane de Assis, o projeto também se propõe a registrar a memória cultural e social de Apucarana, contribuindo para o patrimônio contemporâneo do Paraná e valorizando os trabalhadores que moldaram a identidade da cidade.
BREVE BIOGRAFIA DA ARTISTA
Caroliny Frizo (Apucarana, Paraná, 1995). Designer de Moda, Fotógrafa e Diretora de Arte, inicia a carreira em eventos e produções artísticas-culturais na sua localidade, passando por longa atuação na área de Comunicação Visual, formação em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e especialização em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina.
Tem forte presença na construção da identidade cultural do norte-paranaense, tendo em vista os diversos projetos em que atuou, sendo os mais recentes produzidos por meio da Lei Paulo Gustavo e pelo Programa Nacional Aldir Blanc: o Documentário “Jardins da Verô” no qual é diretora e produtora, e a Exposição “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, em que explora seu trabalho com fotografia documental e vídeoinstalação.
SERVIÇO
Exposição: Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala
Artista: Caroliny Frizo
Local: Cine Teatro Fênix – Sala 09, 3º andar (Apucarana/PR)
Abertura: 19 de outubro (domingo), das 17h às 22h
Visitação: 20 a 23 de outubro, das 8h às 22h
Entrada Gratuita