Exposição de apucaranense em Londrina inicia nesta sexta-feira (09)
Caroliny Frizo apresenta a exposição “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, no Sesc Cadeião
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Entre memórias de infância e o cotidiano dos trabalhadores da Indústria do Vestuário, a artista visual e fotógrafa Caroliny Frizo apresenta a exposição “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, que terá abertura dia 09 de janeiro (sexta-feira), a partir das 19h, e segue aberta ao público até o dia 22 de janeiro, no Sesc Cadeião em Londrina (PR). A entrada é gratuita.
O evento marca a estreia de Frizo em Londrina com uma exposição individual e reúne fotografias e instalação audiovisual que retratam o dia a dia de trabalhadores das pequenas fábricas, serigrafias e bordados da cidade - reconhecida nacionalmente como a “Capital do Boné”. O projeto é uma realização do edital Arte Sesc no qual a exposição foi selecionada e contemplada em 2025, e que será executada agora, em janeiro de 2026.
LEIA MAIS: Tamanduá-mirim é resgatado em chácara de Apucarana; veja o vídeo
Entre facções de costura, serigrafias e bordados industrializados, é no trabalho humano que Caroliny Frizo encontra o foco de sua pesquisa artística. Ao costurar as memórias de infância com a realidade de trabalhadores da cidade de Apucarana (PR), reconhecida como polo nacional da Indústria do Vestuário, a artista constrói uma reflexão sobre a condição humana e a herança da manualidade em um mundo cada vez mais automatizado.
A exposição assume uma estética que mistura documentação e experimentação visual, explorando técnicas que transformam o movimento dos operários em linguagem artística, convidando o interlocutor à diminuir o ritmo para contemplar, escutar e valorizar o trabalho - a trama que sustenta memória e sobrevivência.
Com curadoria e produção executiva de Giovane de Assis, o projeto também se propõe a registrar a memória cultural e social de Apucarana, contribuindo para o patrimônio contemporâneo do Paraná e valorizando os trabalhadores que moldaram a identidade da cidade.
Breve biografia da artista
Caroliny Frizo (Apucarana, Paraná, 1995) é designer de moda, fotógrafa e diretora de arte. Ela iniciou a carreira em eventos e produções artísticas-culturais na sua localidade, passando por longa atuação na área de Comunicação Visual, formação em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e especialização em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina.
Tem forte presença na construção da identidade cultural do norte-paranaense, tendo em vista os diversos projetos em que atuou, sendo os mais recentes produzidos por meio da Lei Paulo Gustavo e pelo Programa Nacional Aldir Blanc: o Documentário “Jardins da Verô” no qual é diretora e produtora, e a Exposição “Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala”, em que explora seu trabalho com fotografia documental e vídeoinstalação.
Texto Curatorial
“Um documentarista não pode nunca perder a capacidade de se indignar com as injustiças, mas também não pode perder a capacidade de se maravilhar com a beleza da resistência e da vida das populações que temos aqui.” - João Ripper, Fotógrafo Pernambucano.
Entre facções de costura, serigrafias e bordados industrializados, é no trabalho humano que Caroliny Frizo encontra o foco de sua pesquisa artística.
Ao costurar as memórias de infância com a realidade de trabalhadores da cidade de Apucarana (PR), reconhecida como polo nacional da Indústria do Vestuário, a artista constrói uma reflexão sobre a condição humana e a herança da manualidade em um mundo cada vez mais automatizado.
Através da Fotografia e da Instalação Audiovisual aliadas à estética da instantaneidade, à crítica social e à fruição intencional do olhar, sua exposição individual convida o interlocutor à diminuir o ritmo para contemplar, escutar e valorizar o trabalho - a trama que sustenta memória e sobrevivência.
Ficha técnica
Fotografia e Concepção Artística: Caroliny Frizo
Produção Executiva: Caroliny Frizo e Giovane de Assis
Texto Curatorial: Giovane de Assis
Making-Off: Giovane de Assis
Molduras: Artelon
Impressões: Eduardo Haguio
Comunicação e Identidade Visual: Caroliny Frizo
Ass. de Produção: Giovane de Assis e Rodrigo Oliveira
Op. de Câmera: Caroliny Frizo
Op. de Som: Giovane de Assis
Mixagem e Masterização: Thiago Fedrigo
Montagem e Finalização: Caroliny Frizo e Giovane de Assis
Trabalhadores: Amanda Fernandes, César Lisboa, Mateus Clementino,
Martinho Maciel, Marisângela Brandino, Marina Brandino, Merilyn Brandino, Marcelo
Coutinho, Emerson de Araújo, Luiz Coutinho e Iara Santos.
Agradecimentos: Cléia Boczon, Silvano Frizo, Caio Verdelli,
Bruna Bôas, Maurílio Brandino, Rodrigo Oliveira, Suelen Miranda,
Rodrigo Oliveira, Lívia Matté, Marcelo Soares e Alex Rocha.
Serviço
Exposição: Foi Deste Chão de Fábrica a Minha Herança Em Escala
Artista: Caroliny Frizo
Local: Sesc Cadeião - Sala Expositória Principal - Rua Sergipe, 52, Centro de
Londrina - Pr
Abertura: 09 de janeiro (sexta-feira), das 19h às 21h
Visitação: 09 a 22 de janeiro
Entrada Gratuita
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline