Excesso de buracos na Avenida Brasil preocupam motoristas em Apucarana
Dnit afirma acompanhar situação e cobra empresa responsável por reparos na via
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Motoristas e motociclistas que trafegam pela Avenida Brasil, trecho urbano da BR-369 em Apucarana, no norte do Paraná, têm relatado dificuldades devido à grande quantidade de buracos na pista, principalmente entre o semáforo do Núcleo Habitacional Afonso Camargo até as proximidades do monumento ao Boné, conhecido como “Bonezão”. Além do desconforto ao dirigir, condutores apontam risco de acidentes e prejuízos mecânicos aos veículos.
📰 LEIA MAIS: Professores da rede estadual do Paraná aprovam greve a partir de 23 de março
Segundo relatos de quem utiliza a via diariamente, os buracos exigem atenção constante para evitar danos aos carros e colisões provocadas por manobras bruscas para desviar das crateras. Em dias de chuva, a situação se torna ainda mais perigosa, já que a água encobre os buracos e dificulta a visualização.
O analista de informática Fábio Hideki Ozawa, de 38 anos, passa pelo trecho todos os dias para trabalhar e afirma que a precariedade da pista exige atenção redobrada.
“Eu acho que está bem buracada agora, principalmente nas curvas. Se você não presta atenção, o carro pode cair em um buraco e danificar”, relata.
Ele explica que, apesar de nunca ter tido prejuízos no veículo, costuma reduzir a velocidade para evitar problemas. “A gente até acostuma com alguns buracos e tenta desviar antes, mas às vezes aparece um novo e não tem como escapar. Com chuva fica ainda pior”, afirma.
A assistente comercial Irene Karen de Almeida, de 27 anos, que utiliza motocicleta diariamente no trajeto, considera a situação preocupante.
“Está terrível, cheia de buracos. Para quem é motociclista, aquilo ali é perigo de acidente iminente. Quando chove fica pior, porque a água tapa os buracos e a gente não consegue perceber”, afirma.
Ela também aponta outros fatores que aumentam o risco no local. “Tem trechos que não têm iluminação. Quem não conhece a via pode acabar caindo em um buraco. Perto do frigorífico antigo tem um buraco grande perto do quebra-mola. Qualquer carro ou moto que passar rápido ali quase sofre acidente”, relata.
Segundo Karen, apenas operações de tapa-buraco não resolvem o problema. “Sempre fazem um tapa-buraco e depois de um ou dois meses já está tudo aberto de novo. Precisaria de um trabalho mais profundo.”
O operador de máquinas Rosinaldo Aparecido de Souza, de 53 anos, também utiliza motocicleta diariamente no trecho e descreve a situação como perigosa.
“Está bem precária, muito buraco. Está perigoso. A gente tem que andar praticamente desenhando os buracos na pista”, afirma.
Ele conta que, embora não tenha presenciado acidentes diretamente, já ouviu diversos relatos de danos a veículos. “Quando chove fica mais preocupante ainda, porque os buracos enchem de água e a gente não consegue ver. Fazem tapa-buraco, mas passa pouco tempo e abre tudo de novo”, diz.
A motorista Carla Macedo Martins, de 33 anos, que utiliza tanto carro quanto motocicleta para se deslocar, também defende melhorias na rodovia.
“Tem que melhorar, porque tem muitos buracos e isso acaba causando acidentes ou danificando os veículos”, afirma.
Segundo ela, em dias de chuva a situação se agrava. “Não dá para ver os buracos porque a água cobre. Já vi carro parado no acostamento por causa de dano no veículo”, relata.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que tem conhecimento das condições do pavimento no trecho urbano da BR-369, na Avenida Brasil. O órgão afirma que realiza acompanhamento contínuo da situação e cobra da empresa responsável pela manutenção a execução de reparos nos pontos considerados críticos.
O secretário municipal de Segurança e Trânsito de Apucarana, major Vilson Laurentino da Silva, afirma que a prefeitura também acompanha o problema e tem cobrado providências.
“Já houve algumas intervenções neste ano, com recapeamento em parte da Avenida Brasil e também sinalização. Mas ainda existem trechos com muitos buracos, inclusive locais onde surgiram novas crateras mesmo após o recape”, explica.
Segundo ele, o município voltou a solicitar melhorias ao DNIT.
“Estamos reiterando o pedido para que seja feita uma nova operação tapa-buracos, além de recapeamento, pintura de faixas de pedestres, sinalização de lombadas e instalação de placas. O objetivo é garantir mais segurança para quem utiliza a via.”
O pedido também inclui melhorias no trecho da BR-369 entre o 10º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Governador Roberto da Silveira, e a Praça Mauá.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline