Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PREVENÇÃO

Evento em Apucarana debate segurança em silos de grãos

Encontro reuniu representantes do Crea-PR, Ministério do Trabalho e Corpo de Bombeiros

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Evento em Apucarana debate segurança em silos de grãos
AutorEvento lotou auditório do Crea-PR - Foto: Divulgação

Com o auditório lotado, a Regional Apucarana do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Parnaá (Crea-PR) recebeu, nesta terça-feira (20), o evento “Segurança e Responsabilidade na Armazenagem de Grãos: Normas, Segurança e Boas Práticas”, que reuniu gestores, responsáveis técnicos, autoridades e especialistas para discutir a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho em unidades armazenadoras. A ação é uma iniciativa conjunta do Crea-PR, do Ministério do Trabalho e do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR), e deve ser realizada em outras regionais do Crea-PR ao longo do ano.

-LEIA MAIS: Terminal Urbano será fechado para obras de revitalização neste fim de semana; entenda

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O presidente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Clodomir Ascari, na abertura e reforçou a relevância do tema. “Estamos diante de um problema recorrente, que tem custado vidas. Melhorar a segurança nas estruturas de armazenagem é urgente e exige o envolvimento de todos os agentes do setor”, destacou.

Durante o evento, o engenheiro de segurança do trabalho Vergínio Luiz Stangherlin apresentou dados que dimensionam a importância do tema: somente no Paraná, há cerca de 250 silos, responsáveis por armazenar cerca de 50% da produção de grãos do estado. No Brasil, a capacidade de armazenagem total gira em torno de 190 milhões de toneladas, número ainda abaixo do ideal frente à produção nacional, que supera os 300 milhões de toneladas por ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados demonstram que a demanda de segurança na área é bastante significativa.

As palestras chamaram a atenção para o aumento de ocorrências nos últimos anos, especialmente os casos de engolfamento de trabalhadores dentro dos silos, situação na qual o operador é soterrado pelos grãos durante manutenções. Muitas vezes, o resgate é inviável ou ocorre de forma tardia, resultando em mortes.

publicidade

O engenheiro Vergínio alertou para a necessidade de atuação contínua de profissionais habilitados nas unidades, que desenvolvam projetos de segurança conforme as normas atuais, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores e a manutenção preventiva dos equipamentos. “A presença de responsáveis técnicos é fundamental para minimizar riscos em atividades com espaço confinado, trabalho em altura e outras operações críticas”, explicou.

O Ministério do Trabalho, representado pelo auditor Maurício Pavesi, trouxe dados impostantes sobre a falta de cumprimento das normas mínimas de segurança. Já o Corpo de Bombeiros, representado pelo 1º tenente QOBM Eduardo Ortiz Novinski, apresentou sobre a normatização em áreas agrícolas, abordando o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico (CSCIP); Norma de Procedimento Administrativo – NPT 001 Parte 2- Projeto Técnico e Memorial Simplificado de Prevenção de Incêndio e Desastre; NPT 027 – Unidades de Armazenamento e/ou beneficiamento de produtos agrícolas e insumos.

A programação foi encerrada com uma mesa-redonda entre os palestrantes, mediada pelo presidente do Crea-PR, que reforçou o compromisso da entidade com a conscientização técnica e a valorização da vida. “Nosso papel é contribuir com informação qualificada e articulação entre os órgãos de fiscalização e a sociedade”, concluiu Ascari. Além do debate, os participantes puderam tirar dúvidas a respeito do tema.

publicidade

O encontro contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros e de diversas empresas e cooperativas da área. Entre as autoridades, estavam ainda o coronel Fernando Ferreira Machado, comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar; o major Leandro José Callegari, comandante do 11º Batalhão de Bombeiro Militar; a eng. civ. Larissa Moreno, representante regional do Comitê Mulheres do Crea-PR; o eng. agr. Paulo Sipoli, chefe regional do IDR; e os inspetores do Crea-PR eng. agr. André Favaretto e eng. amb. seg. trab. Renan Boldrini.

O evento em Apucarana marca o início de uma série de ações que serão replicadas em outras regionais do Crea-PR, levando o debate sobre segurança na armazenagem de grãos a diversas regiões do estado. A iniciativa busca promover a cultura da prevenção, reduzir acidentes e garantir melhores condições de trabalho no campo e na indústria.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline