Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EDUCAÇÃO

Estudantes conhecem o processo de criação e desenvolvimento dos bonés

A iniciativa faz parte do projeto Bonetizando, que está sendo desenvolvido pela AME, Sivale e APL-Bonés

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Os estudantes da turma de 3º Ano da Escola Municipal Professora Marta Pereira da Silva participaram de um passeio diferente na tarde de quinta-feira (11/4). Eles visitaram a sede do grupo Lola, Super Cap e Blue Ocean Confecções, e tiveram a oportunidade de ver, na prática, como se dá o processo de criação e desenvolvimento dos bonés. A iniciativa faz parte do projeto Bonetizando, que está sendo desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Vale do Ivaí (SIVALE) e o Arranjo Produtivo Local de Bonés (APL-Bonés), desde o mês de março, junto às trinta e seis escolas municipais de Apucarana.

“Apucarana é conhecida como a “Capital Nacional do Boné” porque possui um dos maiores polos de confecção desse acessório no Brasil. Atualmente, o município possui 2.200 empresas que geram 20 mil empregos, diretos e indiretos, e confeccionam em torno de quatro milhões de bonés por mês. O objetivo do projeto Bonetizando é permitir que as crianças aprendam a valorizar esse segmento que é importantíssimo para a nossa economia”, explicou o prefeito Junior de Femac.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Apucarana e APL bonés lançam programa Bonetizando

“Todos os estudantes matriculados nas turmas de 3º Ano, nas trinta e seis escolas da rede municipal de educação, terão a oportunidade de fazer o passeio e conhecer uma fábrica de bonés da cidade. Ontem foi o dia das crianças da Escola Professora Marta Pereira da Silva. Além da sede do grupo Super Cap, Lola e Blue Ocean Confecções, elas visitaram o Monumento ao Boné, situado na Avenida Zilda Seixas Amaral. Muito obrigada à governança do SIVALE e do APL-Bonés por abrirem as portas das indústrias para os nossos alunos", agradeceu a secretária Marli Fernandes.

Os estudantes da Escola Municipal Marta Pereira da Silva aprovaram a excursão. “Eu achei o passeio muito legal. Poder conhecer o monumento do Bonezão, que estudamos nas aulas de história, foi incrível. Visitar a fábrica também foi muito interessante porque pude ver como funciona cada parte da empresa e como eles calculam quantos bonés cabem em um tecido. Isso ajuda, inclusive, o meio ambiente", disse Matheus Oliveira Gomes.

publicidade

“A visita me ajudou a entender o que a professora explicou nas aulas sobre a importância das fábricas de bonés para a economia da nossa cidade e o tanto de emprego que elas geram. Pra mim, a parte mais legal foi ver o laser cortando as peças", acrescentou o aluno Miguel Juday.

“Eu vi como cada pessoa da fábrica é importante para que tudo dê certo no processo de fabricação do boné. Adorei o presente que ganhamos no final", falou a estudante Aline Dias Mecchi.

A relação de Apucarana com o boné começou na década de 1970, quando a primeira fábrica do acessório, a Cottons, foi aberta. O município também foi responsável por transformar o boné de um simples item de proteção para o rosto em um artigo de moda que é usado por todas as pessoas, incluindo atletas, artistas e grandes personalidades.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline