MAIS LIDAS
VER TODOS

Literatura

Escritor apucaranense lança livro de poesias sobre amor, vida e morte

Esta é a segunda obra do professor Antonio Manoel da Conceição, que afirma que as poesias nasceram como uma forma de resposta a acontecimentos vividos

Da Redação

·
Um editor entrou em contato com o autor, oferecendo uma oportunidade para que o livro fosse analisado para possível publicação
Icone Camera Foto por Adriany Freitas/TNOnline
Um editor entrou em contato com o autor, oferecendo uma oportunidade para que o livro fosse analisado para possível publicação
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.04.2025, 14:15:14 Editado em 01.04.2025, 14:18:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Temas como amor, saudade, morte e nostalgia são alguns dos assuntos abordados pela obra “Poesias de amor, de vida e de morte”, novo livro do apucaranense Antonio Manoel da Conceição, 66 anos. Criado em meio à pobreza, o autor usou a escrita como uma resposta aos desafios e dificuldades de sua própria vida e à maneira como a sociedade trata os menos favorecidos. “Passei a escrever de forma lírica o que eu percebia do mundo. Algumas poesias se aproximam dos que se encontram à margem da sociedade, como moradores de rua e prostitutas, que me tocam profundamente. Creio que isso define a minha poesia”, explicou Antonio.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Polícia Civil conclui inquérito de mulher assassinada em Apucarana

Ainda segundo o escritor, as poesias do livro nasceram de sua interação com o mundo, quase sempre como uma resposta a acontecimentos específicos. "Acredito que meu processo de criação pode ser considerado reativo, ou seja, determinados fatos e situações provocam uma reação em mim, que se transforma em poesia", comentou o autor.

continua após publicidade

Como o próprio nome da obra indica, o amor é um dos pilares do livro. E para Antonio, este sentimento teve um peso significativo quando era mais novo. “Um amor na juventude me transformou em uma pessoa descrente e insegura quanto a esse sentimento”, complementou ele.

O livro foi inicialmente submetido a uma editora de Curitiba para um concurso literário, com participantes de todo o Brasil e de outros países. Embora não tenha ficado entre os três primeiros colocados, a obra do apucaranense não passou despercebida. Um editor entrou em contato com o autor, oferecendo uma oportunidade para que o livro fosse analisado para possível publicação. Após algum tempo, a resposta positiva veio: a editora se interessou em lançar a obra, que hoje já está disponível em diversas livrarias, tanto físicas quanto virtuais.

LEIA MAIS: PR registra 6 óbitos, incluindo um em Arapongas, e 5.181 novos casos

Além de “Poesias de amor, de vida e de morte”, Antonio já havia participado da coletânea “Poetas brasileiros de hoje”, onde compartilhou o espaço com diversos outros escritores. Além disso, ele é professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Escritor apucaranense lança livro de poesias sobre amor, vida e morte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!