Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PREOCUPAÇÃO

Escolas reforçam cuidados para conter a Covid-19

Professores são orientados a mandar para casa alunos com sintomas gripais, informa o NRE de Apucarana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Escolas reforçam cuidados para conter a Covid-19
AutorFoto: TNonline

Diante do aumento de casos de Covid-19 nos municípios da região nas últimas semanas, o Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, está ampliando as medidas para conter o contágio da doença nas 61 escolas de ensino regular nos 16 municípios de sua abrangência. Os professores são orientados a dispensar os alunos com sintomas gripais. Eles podem retornar às aulas após a apresentação de um teste negativo da doença e, mesmo assim, se ainda estiverem com sintomas, o uso de máscara será obrigatório.

O coordenador regional de biossegurança, Luiz Antonio Burim, explica que o NRE de Apucarana está seguindo uma nova norma técnica publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) sobre o assunto. A resolução nº 243 de 29 de março de 2022 torna obrigatório o uso de máscaras de proteção facial com total cobertura do nariz, boca e queixo “por indivíduos com sintomas de síndrome gripal, teste positivo, ou exposição a alguém com Covid-19 em ambientes abertos e fechados”.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Embora a norma não determineque os alunos nessa situação sejam dispensados, Burim assinala que os professores precisam adotar o “bom senso”. “Há um decreto vigente que libera a população do uso de máscaras no Paraná, mas nós orientamos todos os professores a mandar para casa os alunos com sintomas gripais. A gente não tem como saber se é um resfriado comum, uma gripe ou a Covid-19. Sem contar a questão da dengue, que também preocupa”, diz Burim.

Ele explica que o setor de educação mantém um protocolo rígido em relação ao assunto. Cada escola tem uma equipe própria de biossegurança e um educador chamado de “ponto focal”, que é responsável por monitorar qualquer suspeita. Quando isso acontece, a escola lança no Sere (Sistema Estadual de Registro Escolar) os casos suspeitos e depois os confirmados.

Nesta terça-feira (17), eram13 casos de Covid-19 confirmados de alunos, 28 de professores e 8 de funcionários no NRE de Apucarana. Outros 14 alunos e 5 docentes estavam registrados no sistema como “casos suspeitos”.

publicidade

“Consideramos o número de casos pequeno, levando em conta que são 28.500 alunos, 2.800 professores e 700 funcionários nas 61 escolas regulares”, analisa chefe do NRE, Vladimir Barbosa da Silva. Os alunos, professores e funcionários com resultados positivos ficam isolados e só retornam às escolas após o fim do período de contágio.

Uma norma específica da Secretaria de Estado da Educação (Seed) – a nº 004/2022 - também trata do assunto e determina, entre outros tópicos, o prazo de afastamento de professores e quando uma turma deve ser fechada por conta de um “surto” (três ou mais alunos com Covid-19 na turma, por exemplo).

REDE MUNICIPAL

publicidade

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e a Autarquia Municipal de Educação (AME), de Apucarana, também orientam a mandar as crianças para casa nos casos de sintomas gripais. Segundo o secretário Emídio Bachiega, embora a norma fale em uso de máscaras, ele afirma que é importante que os pais levem as crianças para o médico, onde haverá o encaminhamento para o teste e a confirmação ou não da Covid-19.

Por Fernando Klein

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline