Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Ensino de língua de sinais completa um ano na rede municipal

A Prefeitura de Apucarana empenha-se para garantir a inclusão das pessoas surdas e com implantes cocleares na sociedade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ensino de língua de sinais completa um ano na rede municipal
Autor O ensino de Libras completou um ano na rede municipal - Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

O Dia Nacional do Surdo é celebrado anualmente em 26 de setembro. Já o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional dos Tradutores e Intérpretes são comemorados em 30 de setembro. A Prefeitura de Apucarana empenha-se para garantir a inclusão das pessoas surdas e com implantes cocleares na sociedade. O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por exemplo, completou um ano de implantação no currículo da rede municipal de educação.

“Hoje, todas as nossas crianças, surdas e ouvintes, matriculadas nas turmas de 1º ao 5º Ano, nas 36 escolas municipais, aprendem Libras. O nosso objetivo é formar uma geração melhor que a atual, com pessoas que respeitem mais ao próximo e saibam valorizar as especificidades de cada um", disse o prefeito Junior da Femac.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Câmara de Mandaguari faz sessão especial à comunidade surda; confira

A secretária de educação, Marli Fernandes, lembrou que os docentes precisaram passar por formação antes da implantação do ensino de Libras no currículo. “Desde 2015, a Autarquia de Educação, por meio do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), e em parceria com o Polo da UAB, oferta cursos de Libras aos seus professores. No ano passado, nós ainda ampliamos o trabalho e passamos a ofertar a formação para toda a comunidade apucaranense", afirmou.

“Nós temos cinco turmas do curso de Libras em andamento, sendo três do nível básico, uma do intermediário e uma do avançado. Aproximadamente cem pessoas estão participando da formação atualmente. Isso é muito gratificante", acrescentou a diretora do CAME, Leia Sofia Viale.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto Libras na Escola é coordenado pela professora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar, Patrícia de Jesus Pinto. Dezoito professores ministram as aulas aos estudantes da rede municipal de Apucarana. “Em 2023, a equipe do CAME ainda ganhou o reforço dos professores surdos Gisleine Germuzesque Inácio e Lucas Braga Ribeiro", finalizou a secretária Marli Fernandes.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline