Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
DE APUCARANA PARA O VATICANO

Empresa de Apucarana (PR) assina peças usadas pelo Papa Leão XIV

Mitras da Via Ápia foram usadas pelo Papa no Vaticano e em viagem recente à Turquia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Empresa de Apucarana (PR) assina peças usadas pelo Papa Leão XIV
Autor As mitras são o chapéu pontiagudo utilizado por autoridades da igreja - Foto: Reprodução Redes Sociais Vatican News

A Via Ápia, empresa de paramentos litúrgicos de Apucarana, no Norte do Paraná, foi a responsável pela confecção da mitra — ornamento eclesiástico em forma de chapéu pontiagudo — utilizada pelo Papa Leão XIV em 12 de outubro, no Vaticano. O pontífice vestiu a peça durante a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Vaticano, em celebração ao Ano Jubilar.

LEIA MAIS: Paraná lança portal unificado para facilitar regularização de dívidas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Juliane Passoni, uma das responsáveis pela marca, contou que o fato de o Papa usar uma peça brasileira justamente no dia de Nossa Senhora Aparecida foi uma “coincidência”, já que, no Vaticano, a comemoração oficial era pela visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Além da mitra utilizada em 12 de outubro, o Papa também usou uma segunda peça confeccionada pela Via Ápia durante sua visita à Turquia, na última semana. “Nós enviamos duas mitras bem parecidas, e ele utilizou as duas em ocasiões diferentes”, explicou Juliane.

Rose Passoni, fundadora da marca, celebrou o fato de que as mitras chegaram ao Santo Padre graças ao sacerdote Antônio Dilben, fundador da Comunidade Mar a Dentro, da qual ela e a filha fazem parte como leigas consagradas. Foi nesse ambiente, segundo elas, que nasceu e se desenvolveu a missão da família com os paramentos litúrgicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Juliane descreveu a emoção de ver suas peças utilizadas pela maior autoridade da Igreja Católica. “A gente não sabe explicar a dimensão. É um sonho realizado, uma confirmação de Deus de que estamos cumprindo o chamado para embelezar a Igreja”.

A Via Ápia completa 25 anos em 2025. Esta é a segunda vez que a marca veste um Papa: em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o Papa Francisco também utilizou peças confeccionadas pela empresa apucaranense.

A marca já vestiu diversas autoridades da Igreja. Em abril deste ano, o Patriarca Latino, cardeal Pierbattista Pizzaballa, utilizou uma casula — peça utilizada por cima da túnica branca — da Via Ápia na missa de exéquias pela alma do Papa Francisco, celebrada na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com experiência na indústria da confecção e forte tradição religiosa, a família Passoni tornou-se referência em um mercado exclusivo e minucioso. Da fábrica da Via Ápia saem paramentos litúrgicos entregues para todo o Brasil e também para outros países, como a Suíça.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline