Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SUSTENTABILIDADE

Em Apucarana, Feira Verde inicia agenda de visitas aos bairros

O Programa incentiva moradores a recolherem recicláveis das ruas, como é o caso do pequeno Gustavo Henrique, de 10 anos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Com a previsão de aumentar o valor do investimento e do número de bairros atendidos, o Programa Feira Verde iniciou nesta terça-feira (10) o calendário de atividades de 2023. Na parte da manhã, a troca de recicláveis por hortifrutigranjeiros ocorreu no Núcleo Habitacional João Goulart e, no período da tarde, estava programado para acontecer na Vila Nova.

O prefeito Junior da Femac acompanhou a abertura das atividades, ao lado do vice, Paulo Vital, e do vereador, Rodrigo Lievore. “É uma ação transversal, que une a agricultura familiar e a preservação do meio ambiente. O programa garante produtos frescos e de qualidade para milhares de famílias, todos produzidos em Apucarana”, ressalta Junior da Femac, acrescentando que em 2023 os recursos destinados ao programa vão mais que dobrar, passando dos atuais R$ 442 mil para quase R$ 1 milhão.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Calor e chuva exigem cuidado redobrado contra dengue; alerta AMS

O vice-prefeito, Paulo Vital, conversou com moradores da região do “João Goulart” e ouviu relatos de várias pessoas que, ao recolherem recicláveis das ruas, estão contribuindo para deixar o bairro mais limpo. “Temos vários exemplos, inclusive de um menino que costuma recolher os materiais que encontra no parque infantil”, ilustra Paulo Vital.

Trata-se de Gustavo Henrique Felipe da Silva, de 10 anos, que conta com a ajuda de seus primos para limpar as proximidades do parque infantil situado no bairro. Enquanto brincam, eles aproveitam para recolher os recicláveis e nesta terça (10) – acompanhado pela mãe – foi dia de trocá-los por frutas, verduras e legumes.

publicidade

O vereador, Rodrigo Lievore, lembra que no ano passado o programa repassou hortifrutigranjeiros a 13 mil famílias e, em contrapartida, recolheu 121 toneladas de materiais recicláveis que geraram renda para trabalhadores ligados à Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap). “O programa mobiliza as famílias, criando o hábito da separação do lixo reciclável, contribuindo com a limpeza do bairro e com o meio ambiente”, frisa Lievore.

A família de Alexsandra Folk do Carmo – que veio acompanhada da filha, da irmã e do seu pai – conta que a família toda colabora com a reciclagem. “Aprendi isso com minha mãe e esse exemplo dela ficou. O Feira Verde foi um incentivo a mais e a gente não perde uma edição, sendo que é a terceira vez que estamos participando”, afirma Alexsandra. “Tem uma situação de tratamento de saúde, estou desempregada no momento e aí a filha pede eu quero uma banana e não tem. O programa ajuda bastante neste sentido”, conta Alexsandra, sem conter a emoção.

De acordo com Gerson Canuto, secretário municipal de Agricultura, nesta edição foram atendidas 122 famílias no Núcleo Habitacional João Goulart e recebidos 1.542 quilos de materiais recicláveis. “Em troca, as famílias levaram para casa itens como cebolinha, salsinha, almeirão, alface, tomate, repolho, beterraba, cenoura, laranja, banana e pão caseiro”, cita Canuto.

publicidade


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline