Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
RELIGIÃO

Diocese de Apucarana determina neutralidade nas eleições 2024; entenda

Decreto assinado pelo bispo Dom Carlos José veta qualquer tipo de propaganda eleitoral dentro de igrejas e suas dependências

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Diocese de Apucarana determina neutralidade nas eleições 2024; entenda
Autor Decreto foi publicado nesta quarta-feira (22) - Foto: TNOnline

A Diocese de Apucarana, norte do Paraná, determinou neutralidade nas eleições municipais de 2024. Um decreto publicado nesta quarta-feira (22) veta que candidatos a cargos políticos façam qualquer tipo de propaganda eleitoral dentro de igrejas e suas dependências. A determinação também é válida para pastorais e movimentos católicos.

Assinado pelo bispo Dom Carlos José, o decreto informa ainda que a igreja não deve cooperar para a “exposição” de candidatos ou “qualquer espécie de ilícito eleitoral”. De acordo com o chanceler do bispado, padre Alexandro Freitas, a Igreja deve focar na sua própria missão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Carga desviada avaliada em R$ 120 mil é encontrada no norte do PR

“A participação dos leigos na vida política é muito importante, precisamos da presença de gente com esses valores cristãos nesse meio. Mas a Igreja como instituição precisa manter-se fora, porque sua missão é a de fazer comunhão”, assinalou o chanceler.

O decreto também orienta quanto sobre a participação das lideranças nas próximas eleições municipais. De acordo com o documento, “fica expressamente proibida a filiação partidária por parte de Diáconos e de Presbíteros incardinados nesta Diocese de Apucarana”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqueles que desejarem participar terão seus cargos suspensos pelo período do mandato – independente da vitória ou derrota nas urnas. Nesse período, o sacerdote não terá direito aos benefícios cedidos pela Igreja, como plano de saúde, moradia e até mesmo contribuição previdenciária.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Reconhecendo a figura de influência dos sacerdotes e diáconos, a Diocese de Apucarana também decretou que eles não podem manifestar “público apoio ou rejeição a qualquer candidato, de viva voz ou através dos meios de comunicação, sob penalidade de suspensão provisória do ofício ou encargo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As eleições municipais em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline