Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ALERTA

Defesa Civil de Apucarana alerta e orienta sobre riscos climáticos

Com previsão de temporais em todo o Estado devido ao fenômeno La Niña, equipe municipal reforça orientações de segurança e canais de atendimento

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Defesa Civil de Apucarana alerta e orienta sobre riscos climáticos
Autor Os eventos climáticos têm assustado a população - Foto: Divulgação

Diante da previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) de que os temporais devem se estender até fevereiro em todo o Estado, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Apucarana emitiu nesta segunda-feira (10) um alerta à população, com orientações de segurança em casos de tempestades e ventos fortes. O comunicado ocorre em meio às recentes ocorrências climáticas no Paraná, como o tornado com ventos de 330 km/h que devastou Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul, deixando seis vítimas fatais, 750 feridos e 90% dos imóveis destruídos.

LEIA MAIS: Bebê de 2 meses é levado sem vida à UPA de Londrina; mãe é investigada

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito Rodolfo Mota assinala que hoje Apucarana está mais preparada para atender a população em caso de ocorrências climáticas. “Logo no início da nossa gestão, estruturamos a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Apucarana, que antes não existia de forma efetiva. Quando assumimos, o município não tinha nem uma motosserra para remover árvores caídas em tempestades. Hoje, a nossa coordenadoria conta com uma sala operacional equipada, plano de contingência definido e uma equipe preparada para agir com rapidez e segurança.”, ressalta o prefeito.

O assessor de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) e coordenador da Defesa Civil, sargento da reserva da PM/PR Rodrigo Gearola Leme, afirma que a população precisa estar atenta e adotar medidas de autoproteção, principalmente neste período em que os temporais devem se manter em razão do fenômeno La Niña. “São chuvas rápidas, com duração média de 20 a 30 minutos, mas com ventos e granizo suficientes para causar grandes estragos”, alerta Leme.

Em caso de vendaval, a orientação é buscar abrigo seguro e evitar permanecer em áreas abertas. “No caso de granizo, a recomendação é estacionar o veículo e não continuar dirigindo, pois as pedras podem quebrar o para-brisa e causar acidentes. Quem estiver em casa deve se afastar de janelas e objetos que possam se soltar. Se houver queda de árvores, o cidadão deve se manter afastado da rede elétrica e nunca tentar retirar galhos por conta própria. Caso o veículo seja atingido, a pessoa deve permanecer dentro do carro e acionar os serviços de emergência, pois os pneus funcionam como isolantes elétricos. Da mesma forma, em casos de destelhamento, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil informando nome, CPF, endereço e telefone, para fazer o cadastro e receber assistência com telhas e lonas”, explica o coordenador municipal.

publicidade

Leme frisa ainda que, em situações de tragédia, é fundamental que as pessoas não alterem o local até a chegada do socorro. “Mudar objetos ou tentar remover vítimas pode atrapalhar o trabalho de resgate e investigação. O correto é acionar imediatamente o SAMU pelo 192”, reforça. Em Apucarana, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone (43) 99654-7957 até às 18 horas, ou pelos números 199, 153 (Guarda Civil Municipal) e 193 (Corpo de Bombeiros), que funcionam 24 horas por dia.

O coordenador também pede que a população se informe por canais oficiais. “Temos observado uma onda de desinformação nas redes sociais e grupos de WhatsApp, com imagens e mensagens fora de contexto que acabam gerando pânico. As pessoas devem sempre confirmar a procedência da informação, verificar data, local e fonte antes de compartilhar qualquer alerta. As informações oficiais da Defesa Civil são enviadas apenas pelos canais da Prefeitura e pelos veículos de comunicação, como jornais, rádios e sites jornalísticos”, ressalta Leme.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline