A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que rejeitou na quarta-feira (10) dois recursos apresentados pelo Democracia Cristã (DC) e manteve a anulação de votos do partido, vai provocar duas mudanças na Câmara de Apucarana, com as entradas de Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania). Eles vão ocupar as cadeiras de Adan Lenharo (DC) e de um vereador do Agir, que perderá uma das duas cadeiras no Legislativo com a retotalização.
-LEIA MAIS: Entenda os próximos passos após anulação dos votos do DC em Apucarana
Oficialmente, a vaga do Agir junto à Justiça Eleitoral será de José Aírton Deco de Araújo, que foi o candidato do partido mais votado, com 1.456 votos nas eleições de 2024.
No entanto, Deco hoje está licenciado para atuar na Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa). Ele precisará ser diplomado e tomar posse novamente por conta da retotalização. Caso decida se licenciar para seguir na Aserfa, conforme fontes ligadas ao processo ouvidas pelo TNOnline, a vaga ficará com o primeiro suplente, que é o vereador Luciano Facchiano, o segundo mais votado do Agir com 1.233 votos.
Dessa forma, quem sairia da Câmara com a decisão do TRE seria, na verdade, o vereador Wellington Gentil. Ele foi o terceiro mais votado pelo partido com 1.199 votos e assumiu a vaga por conta do afastamento de Deco quando o Agir tinha direito a duas vagas. Por outro lado, caso Deco decida voltar para a Câmara e deixar a Aserfa, a vaga no Legislativo é dele.
A definição das mudanças na Câmara de Apucarana precisa, no entanto, ser confirmada pelo Fórum Eleitoral de Apucarana, que aguarda a publicação do acórdão pelo TRE-PR e também ser comunicado oficialmente pelo tribunal. A partir disso, o juiz responsável irá mandar publicar o edital para a retotalização dos votos e, na mesma oportunidade, vai realizar a diplomação dos novos vereadores.
O procedimento é o mesmo realizado com a decisão judicial favorável obtida pelo médico Odarlone Orente (PT), que assumiu a vaga de Luiz Vilas Boas (PDT), com a retotalização após a anulação dos votos do Podemos no final de junho.
Por outro lado, Lucas Leugi assume a outra vaga. Com a retotalização, o PSD garante uma cadeira e ele foi o mais votado com 2.148 votos.
Deixe seu comentário sobre: "Deco, Facchiano ou Gentil: entenda com quem fica a vaga do Agir na Câmara de Apucarana"