De estreantes a veteranos: quem são os moradores de Apucarana que venceram a Prova 28
Edição de 2026 da tradicional corrida de rua destacou veteranos e revelou jovens talentos da cidade; conheça os vencedores das categorias "moradores"
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A 63ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, realizada no último sábado (31), entrou para a história de Apucarana ao registrar o recorde de 5.723 atletas inscritos. Em meio à multidão que tomou as ruas da cidade, quatro apucaranenses garantiram o lugar mais alto do pódio na disputada categoria exclusiva para moradores.
LEIA MAIS: Apucarana registra 286 quedas de mesmo nível em um ano; mais da metade das vítimas são idosos
Os vencedores locais foram premiados com R$ 3.000 (para os campeões dos 10km) e R$ 800 (para os 5km). Segundo a Secretaria de Esportes, o pagamento será ágil, realizado via PIX.
Hegemonia nos 10km: Experiência e superação
Na prova principal, a vitória masculina ficou com Allan Jhones de Oliveira Dias Piva, de 28 anos. Com o tempo líquido de 33min37s, ele confirmou o favoritismo que vem construindo desde 2018, mantendo-se sempre entre os cinco melhores da cidade.
"Treino no meu dia a dia, mas de dezembro para cá deixei o preparo mais específico para a Prova 28. O começo é difícil para todo mundo, mas o que faz a diferença é a constância e procurar um profissional para orientar", afirma Allan, que elogiou a organização do evento.
No feminino, a consagrada foi Giselly de Oliveira Assumpção, de 41 anos. Sua vitória é o auge de uma evolução constante: foi 6ª colocada em 2018, 3ª em 2020 e, finalmente, campeã em 2026 com o tempo de 43min59s. Correndo pela equipe Almeida Endurance, ela se emocionou com o apoio das arquibancadas.
"Essa prova, só de participar, é uma emoção muito grande. Tem torcida gritando 'vai, Gigi' na maior parte do percurso. Ficar em primeiro lugar é uma sensação inexplicável", celebra a corredora, que iniciou no esporte em 2016 incentivada pelo filho.
Surpresas nos 5km: A estreia e o talento de última hora
As provas de 5km revelaram novos rostos do esporte apucaranense. No masculino, o jovem Marcos Vinicius Matei Crisanto, de 22 anos, venceu logo em sua estreia na "28 de Janeiro". Com apenas meses de treino — ele começou a correr em maio de 2025 —, cravou o tempo de 17min37s.
"A ficha não caiu ainda. Foi uma sensação única que me fez abraçar mais ainda esse esporte maravilhoso", disse Marcos, que dedicou a vitória à equipe "Time MV" aos patrocinadores locais e todos que torceram por ele.
Já no feminino, a vitória teve um roteiro inusitado. Aos 17 anos, Madelaine Gomes da Silva subiu ao pódio com o tempo de 23min00s. Atleta de heptatlo (conjunto de sete provas), ela não estava treinando para corridas de fundo e decidiu participar de última hora.
"Treinar para a 28 fugia completamente da minha rotina, já que a maior distância que corro é 800 metros. A escolha inicial foi não correr, mas de tanto me incentivarem, decidi ir. Mesmo sem treino específico, consegui o 1º lugar por Apucarana", conta a jovem, que acumula vitórias nas categorias de base desde 2018.
O cenário da Elite
Embora a festa tenha sido local, a elite da prova foi dominada por nomes de peso. Nos 10km, o queniano William Kibor venceu a prova masculina com 29min16s, enquanto Núbia de Oliveira Silva levou a melhor no feminino (36min09s).
Nos 5km gerais, os campeões foram Cezidio Neto e Dayan Bueno, que conquistou o bicampeonato.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline