Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PERFIL

Da papelaria a cooperativa: presidente do Sicoob fala sobre trajetória em Apucarana

Osnei José Simões Santos participou de encontro na Acia nesta terça-feira (17)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Da papelaria a cooperativa: presidente do Sicoob fala sobre trajetória em Apucarana
AutorOsnei José Simões Santos conversa com associados da Acia - Foto: Divulgação

A segunda edição do Café com o Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), realizada na manhã desta terça-feira (17/06), reuniu cerca de 30 empresários no auditório da entidade.

O evento tem como objetivo recepcionar os novos associados da Casa. “Queremos aproximar cada vez mais a Acia de seus associados, seja por meio de cursos, palestras, treinamentos ou eventos como o Café com o Presidente”, afirmou Elio Pinto, presidente da Acia.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Com recurso do Estado, Centro Dia construirá sede própria em Apucarana

Ele deu as boas-vindas aos presentes e apresentou os serviços oferecidos pela associação. “Temos diversos serviços e benefícios que alguns de nossos associados não conhecem. Aproveitamos o encontro para apresentá-los e também mostramos o vídeo do Centro Empresarial ACIA, onde será nossa nova sede. Com isso, poderemos atender ainda melhor nossos associados”, explicou Elio.

A palestra

publicidade

O convidado da manhã foi Osnei José Simões Santos, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Aliança, que compartilhou sua trajetória profissional com os novos associados.

“Divido minha vida entre família, trabalho e estudo. Trago comigo lições que aprendi com meu pai, com quem comecei a trabalhar aos 11 anos de idade na papelaria da família. Mantive o negócio por 36 anos e, como percebi que meus filhos não iriam me suceder, resolvi vendê-lo”, relatou Osnei.

Segundo ele, trabalhar ao lado do pai foi uma grande escola. “Ouvi pessoas mais experientes, aprendi com os amigos dele e vi a importância do serviço comunitário, no qual comecei em 1982 e nunca mais parei, seja em clubes de serviço, no Sivana, Fecomércio, Ocepar, ACIA, SESC, entre outros”, contou.

publicidade

Para Osnei, o voluntariado ou associativismo traz grandes aprendizados para a vida empresarial. “É um trabalho sem remuneração, resolvendo problemas dos outros com calma e paciência. A vida empresarial não deve ser emocional. A razão nos negócios é essencial para garantir a longevidade, especialmente no cenário econômico atual”, afirmou.

Foi a partir desse networking no serviço comunitário que Osnei recebeu o convite da ACIA, em 2002, para iniciar o projeto do SICOOB. “Depois de estruturarmos o projeto, realizarmos a assembleia e formarmos o capital, até que em 18 de junho de 2004, foi inaugurada a primeira agência do SICOOB, na Rua Dr. Osvaldo Cruz — que, por coincidência, foi minha residência e também abrigou um dos primeiros comércios da minha família”, destacou.

Conselhos aos empresários

publicidade

Questionado sobre o atual cenário econômico do país, Osnei recorreu a uma frase do pai. “Esqueça o governo. Independentemente de quem esteja no poder, o empresário precisa fazer sua própria gestão. Com os juros altos, este não é um bom momento para fazer dívidas. É melhor se desfazer de um bem para formar caixa do que se arriscar”, aconselhou.

Outro ponto enfatizado por Osnei foi a importância da capacitação contínua. “Sempre estudei em escolas e universidades públicas. Até hoje continuo fazendo cursos e buscando aprimoramento. Mas muitos empresários esquecem de se capacitar”, alertou.

Sobre a atual crise de mão de obra, ele destacou que as instituições financeiras também enfrentam dificuldades. “No passado, trabalhar em banco era um sonho. Hoje, há muita rotatividade. Notamos um desinteresse rápido por parte dos jovens. Eles precisam de orientação, por isso, estamos investindo na formação de colaboradores internos para que possam assumir novas funções”, concluiu.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline