Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
CONSCIENTIZAÇÃO

Crianças participam de aula ambiental no Bosque Municipal de Apucarana

Atividade marcou o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado nesta quinta-feira (26); veja

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Para marcar o Dia Mundial da Educação Ambiental, crianças da rede municipal de ensino de Apucarana participaram nesta quinta-feira (26) de uma visita guiada ao Bosque Municipal. Os alunos, entre 4 e 10 anos de idade, também assistiram a uma peça de teatro de fantoches sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente reuniu estudantes de escolas municipais e também chamou atenção de frequentadores que foram ao Bosque Municipal de Apucarana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O secretário Gentil Pereira afirma que a iniciativa, além de comemorar o Dia Mundial da Educação Ambiental, ocorre também na semana de aniversário de Apucarana. O município comemora 79 anos neste sábado (28).

“Os biólogos da secretaria mostraram o bosque e também os animais para as crianças. O teatro de fantoches foi uma ideia que tivemos para falar da importância da preservação ambiental”, disse.

Ele afirma que a Prefeitura tem planos para o local. “Fizemos intervenções para melhorar o Bosque Municipal, que está muito bonito, e temos um projeto de expansão para trazer novos animais e aves”, assinala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gentil destaca a importância do trabalho de educação ambiental com as crianças. “Temos uma educadora ambiental, cedida pela Autarquia Municipal de Educação, que fica permanentemente no Bosque Municipal. A gente recebe muitas crianças de Apucarana, mas também de municípios da região”, observa. Segundo ele, mais de 36 mil pessoas visitaram o local apenas em 2022.

Além do passeio no final das férias escolares, as crianças também aprenderam a importância de preservar o meio ambiente, evitando jogar lixo nos rios e nas matas. Ana Júlia Cândido Coutinho, de 9 anos, foi uma das visitantes. “Gostei que falaram bastante da natureza e foi um aprendizado. Aprendi que não pode jogar lixo no chão”, disse.

Luana Coutinho Machado, de 10 nos, também curtiu o passeio. “Eu aprendi que não pode jogar lixo nos rios e no chão, e também não pode cortar as árvores”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tainá Vitória Godoy, de 6 anos, fez questão de dar seu depoimento. A pequena disse que aprendeu sobre a importância de não jogar lixo o chão e cuidar da água dos rios. Ela também gostou muito de ver os bichos. “Gostei do macaco e do coelho, que é muito fofinho”, afirmou.

Assista:

O BOSQUE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado em 1963, o Bosque Municipal de Apucarana tem uma área total de 28 mil metros quadrados. Fica localizado na Rua João Antônio Braga Cortês, 523, no Jardim São Pedro. É um refúgio verde em pleno perímetro urbano de Apucarana. Considerada “área inviolável” por lei municipal desde 1970, é um dos locais de maior visitação em Apucarana.

Por muitos anos, o espaço recebeu inúmeros animais e funcionou como uma espécie de zoológico. Aves, répteis e mamíferos recebiam acompanhamento de veterinários e outros profissionais da área.

O Bosque Municipal passou por inúmeras reformulações ao longo das últimas décadas. Entre 2005 e 2016, ficou conhecido como Bosque Municipal Parque das Aves. Nesta época, chegou a abrigar cerca de 200 espécies de animais, incluindo tucanos, papagaios, araras, periquitos, corujas, entre outros pássaros, além de macacos, pavões, tartarugas e quatis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, os bichos acabaram retirados do local por ordem do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), que decidiu proibir a manutenção de animais silvestres nestes espaços.

Depois de permanecer fechado por mais de três anos, o local passou por readequações e reabriu ao público no início de 2021.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline