Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
AGRONOMIA

Crea-PR intensifica fiscalizações em lavouras da região de Apucarana

A ação visa garantir a assistência técnica adequada para a agricultura comercial e, portanto, contribuir para a produção de alimentos de qualidade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Como acontece a cada ano, neste mês de novembro, a Regional Apucarana do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) vai intensificar a fiscalização em culturas temporárias, como plantações de soja e milho.

A novidade deste ano é a utilização de imagens de satélite como uma ferramenta para a fiscalização das lavouras. Após uma fase piloto na safra de verão 2022-23 em seis municípios da região de Londrina, e testes de eficácia nesta safra de inverno (trigo, aveia e cevada, especialmente), as equipes de fiscalização do Crea-PR em todo o Estado estão usando as imagens para identificar áreas cultivadas que não contam com responsável técnico.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Além das imagens, os fiscais fazem o cruzamento de informações do Sistema de Informações Geográficas (SIG) e outros bancos de dados, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Copel, Seab/Adapar (seguro rural e receituário agronômico), para identificar produtores independentes, com propriedades de maior porte, que não contam com responsável técnico das lavouras.

- LEIA MAIS: Alunos da educação infantil encantam o público com musical

O engenheiro agrônomo Orley Jayr Lopes, de Francisco Beltrão, coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do Crea-PR, explica que as fiscalizações são intensificadas por ser esta época a que tem a maior concentração de lavouras de grãos.

publicidade

“A fiscalização visa verificar se os produtores rurais contam com profissionais responsáveis pelas culturas. O engenheiro agrônomo, por exemplo, tem um papel fundamental em todas as fases da safra e, especialmente, para que os alimentos produzidos cheguem com qualidade e quantidade à população”, pontua.

Orley acrescenta que os produtores rurais de todos os portes precisam de suporte técnico. “Os profissionais da Agronomia têm a capacidade e o conhecimento para auxiliar na redução de custos, na melhoria dos rendimentos e nos aspectos ambientais, especialmente da conservação de solo e da água.”

Sobre a fiscalização

A agente de fiscalização da Regional Apucarana, Engenheira Civil Fernanda de Souza Moura Bettega, destaca que a ação visa garantir a assistência técnica adequada para a agricultura comercial e, portanto, contribuir para a produção de alimentos de qualidade, com o correto manejo do solo e dos insumos, conservação e sustentabilidade.

publicidade

“Os fiscais verificam se o empreendimento rural tem com assistência técnica, quem é o responsável, se está registrado no Crea-PR e se emitiu ART [Anotação de Responsabilidade Técnica]”, detalha Fernanda.

Nos casos em que os produtores não contam com responsável técnico, são orientados a buscar profissionais no Estado, iniciativa privada, associações ou cooperativas. A presença dos engenheiros agrônomos ou outros profissionais habilitados, contribui para melhorias no campo, com a adoção de tecnologias e procedimentos que resultam em benefícios para o produtor e a sociedade.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline