Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
TRADIÇÃO RELIGIOSA

Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos

Serão 1.072 metros de tapetes feitos com sal grosso, serragem e materiais orgânicos, divididos entre as 14 paróquias de Apucarana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos
Icone Camera Foto por Paróquia coração Eucarístico de Jesus

A tradicional solenidade de Corpus Christi em Apucarana ganha, neste ano, um significado ainda mais especial. Pela primeira vez após o reconhecimento da Catedral Nossa Senhora de Lourdes como Basílica Menor, a celebração será marcada pela retomada da confecção dos tapetes artesanais feitos com serragem tingida, pó de café, casca de ovo e sal grosso — uma tradição que marcou gerações e que agora ressurge com força e beleza. (Veja a entrevista abaixo).

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Neste ano, serão confeccionados 1.072 metros de tapetes, partindo do Complexo Esportivo Lagoão até a escadaria da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade. Cada uma das 14 paróquias incluindo a do distrito do Pirapó ficou responsável por 78 metros de extensão, utilizando sal grosso, serragem e outros materiais orgânicos na composição dos desenhos.

📰 LEIA MAIS: Do Free Fire ao altar: casal de Apucarana transforma conexão virtual em história de amor real

publicidade

A procissão com o Santíssimo Sacramento está marcada para acontecer após a missa solene, prevista para às 15h. A celebração deve reunir milhares de pessoas, incluindo lideranças religiosas, membros de pastorais, crianças da catequese e toda a comunidade católica.

“A grande novidade é a união de todas as paróquias da cidade na confecção dos tapetes. Isso era um desejo do nosso bispo Dom Carlos. Será um momento de fé, partilha e também de reencontro com uma tradição que encanta pela beleza e pela catequese que ela transmite”, explicou o padre Rui, decano da Diocese de Apucarana.

A confecção dos tapetes começa ainda na madrugada do dia da celebração, com o envolvimento das pastorais, catequistas, movimentos e famílias inteiras. Para proteger o asfalto e garantir a fixação dos materiais mais leves — como o pó de serra e a casca de ovo — será colocada uma lona ao longo do trajeto e os materiais serão umedecidos, garantindo sua fixação, mesmo diante dos ventos característicos da cidade.

publicidade
  • Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos
    1 de 7
  • Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos
    2 de 7
  • Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos
    3 de 7
  • Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos
    4 de 7
  • Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos
    5 de 7
  • Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos
    6 de 7
  • Corpus Christi em Apucarana resgata tradição dos tapetes orgânicos
    7 de 7

O padre Valdecir Ferreira, cura da Basílica de Apucarana, destaca a importância simbólica da celebração. “Corpus Christi é a manifestação pública da fé na Eucaristia, no Corpo e Sangue de Cristo. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. E fazer isso com a beleza dos tapetes é catequizar com arte e devoção”, pontua.

Os desenhos dos tapetes não são aleatórios. Cada paróquia irá representar seu padroeiro em um medalhão central, e o restante do percurso será decorado com elementos eucarísticos, geométricos e também com referências atuais, como os desastres no Rio Grande do Sul, demonstrando solidariedade e oração através da arte.

publicidade

A participação popular é o que mantém viva essa expressão de fé. “O povo se envolve, se dedica, passa dias preparando o pó de serra, separando materiais. É bonito ver essa mobilização que ultrapassa o gesto simbólico e se torna um verdadeiro testemunho comunitário”, afirmou o padre Rui.

Neste ano, a organização do evento também levou em conta questões ecológicas e urbanísticas, com apoio da Prefeitura para garantir que toda a estrutura seja segura e sustentável. O trânsito no entorno da Catedral será parcialmente interditado durante a manhã e completamente bloqueado à tarde, para a realização da procissão com segurança.

publicidade

A manhã do dia 17 de junho contará com missas nas paróquias locais em horários variados, principalmente para atender idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Mas a procissão e a celebração principal serão únicas e centralizadas na Catedral.

“A Eucaristia é o alimento da alma. Como nos lembram as palavras de Jesus no Evangelho de João: 'Eu sou o pão da vida'. E Corpus Christi é o dia em que esse pão sai ao encontro do povo, pelas ruas da cidade, abençoando os lares, os corações e fortalecendo a nossa fé”, finaliza o padre Valdecir.

Campanha arrecada alimentos no feriado de Corpus Christi em Apucarana

O Decanato de Apucarana promove na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, uma ação solidária para arrecadar alimentos. A iniciativa, chamada Drive Thru dos Alimentos, convida a população a doar cestas básicas ou alimentos não perecíveis em três pontos da cidade.

publicidade

As doações poderão ser feitas das 8h às 15h nos seguintes locais: Catedral Diocesana, Paróquia Cristo Profeta e Ginásio de Esportes Lagoão. Nas duas paróquias, o sistema de coleta será no formato drive thru, facilitando a entrega sem a necessidade de sair do veículo.

Com o lema “Partilhe o pão, alimente a fé!”, a campanha reforça o espírito de solidariedade da data, unindo fé e ação social em prol das famílias em situação de vulnerabilidade.

Entrevista:

TNOnline TV

Por Lis Kato

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline