Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
DIA DO GARI

Conheça a história dos profissionais que atuam na limpeza em Apucarana

Nesta quinta-feira é celebrada o dia desses profissionais que prestam serviços essenciais para a vida da população

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Nesta quinta-feira (16) é celebrado o dia de uma das profissões mais estigmatizadas pela sociedade: a de gari. São esses profissionais os responsáveis por manter a limpeza das calçadas, ruas e outros espaços públicos como as praças, por exemplo. Eles trabalham pesado, faça chuva ou sol, lidam com todo tipo de dejetos e odores prestando serviços essenciais que impactam diretamente a vida da população. E justamente por atuarem nesse ofício muitas vezes esses profissionais não têm o respeito merecido.

Pedro Bernardo, de 63 anos, trabalha há 26 anos varrendo as ruas da cidade e afirma ter muito orgulho de sua profissão com o qual sustentou seus seis filhos. "Eu gosto do meu trabalho", diz.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Central da Dengue mantém atendimentos no Lagoão das 8h às 22h

Coordenador do setor de varrição de Apucarana, Maciel Freitas de Campos, 49 anos, trabalha há 18 anos como gari, afirma que cada trabalhador percorre em média 4 quilômetros por dia. Segundo ele, atualmente são aproximadamente 10 funcionários responsáveis por limpar os espaços públicos. Já o serviço de coleta de lixo é desempenhado por funcionários de uma empresa terceirizada. "Antigamente eram 70 funcionários, somente da prefeitura. Muita gente foi aposentando e saindo", comenta.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

publicidade

Sobre a educação da população que utiliza os espaços, ele afirma que a maior parte dos apucaranenses respeita, mas infelizmente, existe uma parcela que joga lixo no chão. "Existem pessoas que não respeitam. Mas é o trabalho da gente recolher e limpar os espaços. É um trabalho digno", afirma.

Assista:

TnOnline TV

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline