Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
TRADIÇÃO

Confecção de tapetes de Corpus Christi movimenta fiéis em Apucarana

Católicos se unem nos preparativos para a tradicional celebração desta quinta-feira (30)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Católicos de Apucarana (PR) estão trabalhando há várias semanas nos preparativos para a procissão de Corpus Christi, que ocorre nesta quinta-feira (30). Um dos pontos altos da celebração é a confecção dos tradicionais tapetes coloridos, que remetem à entrada de Jesus em Jerusalém e são colocados nas ruas de vários pontos da cidade para marcar a data.

- LEIA MAIS: Confira principais festas juninas já confirmadas em Apucarana e região

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na Paróquia São Francisco Xavier, localizada no Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo, o trabalho é intenso. Em entrevista ao TNOnline, o padre Fidel Cariolano Cézar destacou a importância da celebração para os católicos, que envolve a participação ativa de todos os paroquianos. (Assista à entrevista abaixo).

Os preparativos incluem a limpeza das ruas ao redor da igreja, garantindo que tudo esteja impecável para a passagem de Jesus. "Hoje tem que limpar a praça, né? Ficar bonito para amanhã (quinta-feira), para Jesus poder passar. Tudo por Jesus", afirma o padre Fidel, que trabalhou junto com os fiéis na limpeza nesta quarta-feira (29).

Tradicionalmente feitos com materiais como pó de serra, sal, pó de café e cascas de ovos, os tapetes de Corpus Christi também são agora produzidos com TNT (material semelhante ao tecido, também chamado de "tecido não tecido"), facilitando o processo. "Já faz uns três meses que estamos organizando para deixar tudo prontinho para amanhã (quinta-feira)", disse o padre. Cada pastoral da paróquia ficou responsável por uma seção do tapete, variando de 20 a 50 metros, envolvendo todos os grupos pastorais na preparação.

publicidade

A confecção dos tapetes é um esforço comunitário que une diversas pastorais, incluindo a catequese, pastoral dos jovens, ministros, vicentinos, Renovação Carismática Católica (RCC), Encontro de Casais com Cristo (ECC), pastoral familiar e coroinhas. "Todo mundo está trabalhando para a obra de Jesus", destacou Padre Fidel, evidenciando a colaboração e dedicação dos paroquianos.

Estima-se que a procissão percorrerá cerca de 700 metros de tapete, decorado com temas religiosos e alusivos à amizade e à ecologia, conforme a Campanha da Fraternidade deste ano. "Sempre voltado para um cunho religioso, mostrando Jesus, Nossa Senhora e o Jesus Eucarístico", explicou o padre.

Padre Fidel também esclareceu o significado do Corpus Christi: "É o único dia que Jesus sai do sacrário, do tabernáculo, e passeia pelas ruas da nossa cidade para visitar o povo: o Jesus Eucarístico". Ele lembra a origem da celebração, que remonta ao Papa Urbano VI no século XIII, e ressalta ainda a importância da tradição que perdura até hoje.

publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

Durante a entrevista o padre Fidel convidou todos para participar da celebração: "Eu quero convidar todos vocês que estão em casa. Amanhã (quinta-feira), às 9 horas, aqui na paróquia São Francisco Xavier, venham celebrar conosco o Corpus Christi. Venham abraçar Jesus, venham caminhar com Jesus. Jesus te convida a estar com ele, e ele quer te abençoar com a graça de bênção na sua vida".

A missa será realizada às 9 horas da manhã de quinta-feira (30) e todos os fiéis estão convidados a participar deste momento de fé e união.

Assista à entrevista:

publicidade

TnOnline TV

CATEDRAL

Além das paróquias, a Diocese de Apucarana vai realizar a tradicional missa de Corpus Christi no Ginásio de Esportes Lagoão às 15 horas, com celebração do bispo Dom Carlos José de Oliveira. Após o término, os participantes saem em procissão até a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Um tapete de 1.072 metros vai colorir o centro, das escadarias da Catedral até o Lagoão. Haverá também arrecadação de donativos de alimentos e cobertores.

Por Lis Kato

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline