Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PREVISÃO DE ESTIAGEM

Como medida preventiva, Sanepar perfura novo poço em Apucarana

Apesar das chuvas dos últimos dias, expectativa é de estiagem setembro e investimento visa evitar crise hídrica na cidade; saiba mais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Como medida preventiva, Sanepar perfura novo poço em Apucarana
AutorO novo poço tem vazão de 200 metros cúbicos por hora (m3/h) - Foto: Braspoços/Divulgação

Apesar das chuvas dos últimos dias, a expectativa é de estiagem até setembro, com baixo índice pluviométrico na região Norte do Paraná. Por isso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) perfurou um novo poço artesiano em Apucarana (PR) como forma de prevenção à possibilidade de falta de água na cidade.

O novo poço tem vazão de 200 metros cúbicos por hora (m3/h), conforme as primeiras 24 horas de testes. Ainda que a vazão ao final dos testes diminua, o abastecimento estaria garantido, segundo a Sanepar. Há ainda a previsão de outros dois poços entrarem em operação em julho, garantindo maior capacidade de produção no sistema em Apucarana.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: O frio voltou! Fique sabendo como fica o clima em Apucarana

De acordo com a diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira, os testes do novo poço, o P33, perfurado próximo ao Lago Jaboti, devem durar até 15 dias. Após este período será conhecido o ganho efetivo de produção. “Teremos, então, a vazão firme desse poço, a garantia de quanto ele vai poder produzir, quantas horas por dia nós vamos poder trabalhar e aí sim fazer imediatamente a interligação no sistema”, explica.

“Já temos todos os elementos técnicos e os equipamentos necessários para que a gente faça a operacionalização desse poço”, comemora a diretora.

publicidade

Leura reafirma que a estiagem é um grande desafio para o abastecimento público e que muitos sistemas já sentem os efeitos da falta de chuva, com perdas nos níveis dos mananciais e na produção dos poços. “No caso de Apucarana, a Sanepar buscou os esforços de perfurar mais um poço pra garantir o abastecimento para toda a população”, ressalta.

INVESTIMENTOS - Os recursos aplicados pela Sanepar em Apucarana ultrapassam R$ 115 milhões em obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Mais de R$ 60 milhões foram direcionados para dobrar a capacidade de reservação de água na cidade e incrementar a produção. A obra de operacionalização dos poços 19 e 27 deve ser concluída ainda neste mês.

Em 2023, foram instalados quatro reservatórios, duas novas estações elevatórias, 10 km de adutoras e executadas melhorias elétricas na estação de tratamento de água. Houve um salto de 8 milhões de litros para 18 milhões de litros na capacidade de preservação do sistema.

publicidade

DISTRITO - Foi iniciada recentemente a obra de operacionalização de um novo poço produtor de água no distrito Pirapó. A obra deve ser concluída no segundo semestre e representa a total independência da localidade em relação ao sistema da sede. “Vai sobrar água para o distrito continuar crescendo e também para a cidade. Além de redirecionar a água que hoje tem ido atender a demanda do Pirapó, o poço lá vai incrementar o abastecimento das regiões leste e central de Apucarana”, explica a diretora.

Veja:

TnOnline TV

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline