Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
FENÔMENO

Com telescópio, professor de Apucarana registra imagem da Superlua

Muriel Godoi utilizou uma combinação de equipamentos para fazer a captura na noite de quarta-feira (5)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Com telescópio, professor de Apucarana registra imagem da Superlua
AutorFoto foi registrada pelo professor Muriel Godoi, da UTFPR de Apucarana - Foto: Muriel Godoi

A Superlua pôde ser observada em diversas cidades do Brasil entre a noite de quarta-feira (5) e a madrugada desta quinta-feira (6). Aproveitando a visão privilegiada, Muriel Godoi, morador de Apucarana e professor de Engenharia da Computação da UTFPR, usou um telescópio e uma câmera fotográfica para registar uma linda imagem do fenômeno.

-LEIA MAIS: Veja registros do eclipse lunar feitos por professor de Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo Muriel, o registro fotográfico foi feito com precisão às 22h50 de quarta-feira, aproveitando o momento em que o céu, até então totalmente encoberto, finalmente se abriu e permitiu a captura.

Ainda de acordo com o professor, a foto da Superlua foi registrada através de um Telescópio Skywatcher 200p e uma Câmera Nikon D7200. "Em foco primário, remove-se a lente da câmera DSLR e acopla-se o corpo diretamente ao telescópio com um adaptador. Dessa forma, o telescópio atua como a lente da câmera, projetando a imagem diretamente no sensor e garantindo fotos mais nítidas e ampliadas dos astros", explicou Muriel.

"Perigeu"

De acordo com o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, o fenômeno é conhecido como perigeu (o oposto do apogeu, quando a Lua está no ponto mais afastado da terra). A Lua esteve a pouco mais de 360 mil quilômetros da terra - enquanto a distância comum é de 384 mil quilômetros.

publicidade

“Coincidentemente, esse perigeu acontece numa noite de lua cheia, portanto, como vem sendo falado desde o final da década de 70, é uma noite de Superlua. Devido a essa máxima aproximação, ela fica sensivelmente maior e cerca de 16% mais brilhante do que ela é na média”, explica o professor.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline