Com telescópio, professor de Apucarana registra imagem da Superlua
Muriel Godoi utilizou uma combinação de equipamentos para fazer a captura na noite de quarta-feira (5)

A Superlua pôde ser observada em diversas cidades do Brasil entre a noite de quarta-feira (5) e a madrugada desta quinta-feira (6). Aproveitando a visão privilegiada, Muriel Godoi, morador de Apucarana e professor de Engenharia da Computação da UTFPR, usou um telescópio e uma câmera fotográfica para registar uma linda imagem do fenômeno.
-LEIA MAIS: Veja registros do eclipse lunar feitos por professor de Apucarana
Segundo Muriel, o registro fotográfico foi feito com precisão às 22h50 de quarta-feira, aproveitando o momento em que o céu, até então totalmente encoberto, finalmente se abriu e permitiu a captura.
Ainda de acordo com o professor, a foto da Superlua foi registrada através de um Telescópio Skywatcher 200p e uma Câmera Nikon D7200. "Em foco primário, remove-se a lente da câmera DSLR e acopla-se o corpo diretamente ao telescópio com um adaptador. Dessa forma, o telescópio atua como a lente da câmera, projetando a imagem diretamente no sensor e garantindo fotos mais nítidas e ampliadas dos astros", explicou Muriel.
"Perigeu"
De acordo com o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, o fenômeno é conhecido como perigeu (o oposto do apogeu, quando a Lua está no ponto mais afastado da terra). A Lua esteve a pouco mais de 360 mil quilômetros da terra - enquanto a distância comum é de 384 mil quilômetros.
“Coincidentemente, esse perigeu acontece numa noite de lua cheia, portanto, como vem sendo falado desde o final da década de 70, é uma noite de Superlua. Devido a essa máxima aproximação, ela fica sensivelmente maior e cerca de 16% mais brilhante do que ela é na média”, explica o professor.
