Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Com problemas na comporta, Represa da Baia terá que ser esvaziada

Prefeitura criou força-tarefa para fazer a retirada dos peixes do local e revitalizar espaço

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Com problemas na comporta, Represa da Baia terá que ser esvaziada
AutorFoto: Divulgação

A Prefeitura de Apucarana criou uma força-tarefa para conduzir promover a “despesca” da antiga Represa da Baia, que está com problemas na comporta. O nível da água, que originalmente era de 8 metros, reduziu para 2 metros. Após a retirada dos peixes, toda a água será esgotada para fazer a substituição da comporta danificada. Também conhecida como Pesque-Pague Social, a represa fica no Contorno Sul e será totalmente revitalizada, segundo a Prefeitura. (veja fotos no fim da matéria).

Segundo o prefeito Rodolfo Mota uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente vai conduzir essa ação emergencial. “Nossa prioridade é salvar os peixes. O nível da água, que originalmente era de oito metros, já reduziu para cerca de dois, aumentando o risco de mortandade”, explica Mota.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Apucaranenses perdem tudo após incêndio e fazem apelo por ajuda

De acordo com o secretário municipal de Obras, Mateus Franciscon Fernandes, a comporta responsável pela retenção da água precisa ser substituída com urgência. “O problema vem sendo identificado desde meados do ano passado e a cada dia o nível do lago diminui. Como a comporta não está mais retendo a água adequadamente, a saída de água supera a entrada, comprometendo o abastecimento natural do lago, que ocorre por meio de um córrego e algumas minas locais”, esclarece Franciscon.

O secretário lembra que na última sexta-feira, acompanhado do Corpo de Bombeiros, foi feita uma avaliação da comporta. “A recuperação não é viável, por isso tomamos a decisão de esvaziar a represa para então fazer a substituição da comporta. É algo que poderia ser evitado, se a comporta tivesse ao longo destes anos passado por manutenção”, lamenta Franciscon.

publicidade

O secretário de Serviços Públicos, Wendel Metta, reitera que os membros da força-tarefa chegaram ao consenso de que a comporta precisará ser substituída. “Infelizmente, a comporta teve vários danos e não tem como mais arrumar. Será necessário fazer uma nova e, como todos nós sabemos, comporta é uma coisa perigosa e o trabalho precisa ser feito com segurança”, pontua Metta.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Diego Silva, assim que o acesso até a represa for refeito, iniciará o procedimento de transporte dos peixes. “Serão utilizados nesta operação caminhões e caixas de água para transportar os peixes até o Lago Jaboti. Primeiro, o objetivo é evitar a mortandade de peixes”, reitera Silva, acrescentando que o trabalho conta com a supervisão do biólogo da secretaria, Rodrigo César dos Santos Vida e também do diretor da pasta, Sérgio Bobig.

Após a substituição da comporta, a área passará por uma ampla revitalização. “Faremos a limpeza da represa, reabastecimento de água e repovoamento de peixes. Queremos que a antiga Represa da Baia não fique apenas na lembrança, mas que a população de Apucarana possa novamente usufruir desta área de lazer”, assinala o secretário de Meio Ambiente.

publicidade

O prefeito Rodolfo Mota ressalta que a Represa da Baia tem um valor histórico para Apucarana. “Nos anos 80 e 90, o local era um ponto de lazer muito frequentado, principalmente durante o período em que abrigou o Pesque-Pague Social. Com essa revitalização, queremos resgatar essa memória e proporcionar novamente esse espaço de lazer para a população”, finaliza Mota.


  • Nível da água da represa baixou mais de 5 metros1 de 3
    Foto: Nível da água da represa baixou mais de 5 metros Autor: Divulgação
  • Com problemas na comporta, Represa da Baia terá que ser esvaziada2 de 3
    Foto: Autor: Divulgação
  • Represa da Baia3 de 3
    Foto: Represa da Baia Autor: Divulgação


publicidade




publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline