Com 2,6%, Apucarana tem o menor índice de desemprego do Paraná
O município supera médias estadual e nacional, segundo levantamento do IBGE

Apucarana se destaca como o município com menor taxa de desocupação do Paraná entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE, referentes ao 2º trimestre de 2025. O índice local é de apenas 2,6%, o que coloca o município na liderança estadual e muito abaixo da média nacional, que está em 5,8%.
Com uma população de 130,1 mil pessoas, Apucarana tem uma força de trabalho de 69,7 mil. Deste total, somente 1,8 mil estão sem emprego, resultado que reflete o bom momento do mercado de trabalho local e o dinamismo da economia regional.
O Paraná como um todo apresenta uma das menores taxas de desocupação de sua história, com 3,8%, a sexta menor do Brasil. O levantamento do IBGE considera 22 cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes — sendo que 19 delas registram índices inferiores a 5%, segundo tabulação feita pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
📰 LEIA MAIS: Três versões contraditórias marcam desaparecimento do pequeno Arthur
Região Norte em destaque
Na região Norte, além de Apucarana, outras cidades também apresentam bons resultados: Londrina (3,7%), Arapongas (3,9%) e Cambé (4,3%). Juntas, elas compõem um polo econômico importante que mantém o nível de desemprego abaixo da média nacional.
No restante do Estado, o cenário também é favorável. No Oeste, Toledo tem taxa de 2,7%, enquanto Cascavel aparece com 2,9%. No Centro-Sul, Guarapuava registra 3,6%, e no Noroeste, Maringá se mantém entre os melhores índices, com 3%.
Paraná entre os líderes do país
Com 3,8% de desocupação, o Paraná ficou à frente de quase todos os estados brasileiros, perdendo apenas para Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,8%), Mato Grosso do Sul (2,9%) e Espírito Santo (3,1%).
O resultado é o melhor da série histórica para um segundo trimestre, superando o desempenho registrado em 2014 (4,2%).
Em relação às capitais, Curitiba aparece com 3,9%, ocupando a 7ª posição nacional, atrás de Palmas, Goiânia, Florianópolis, Vitória, Cuiabá e Porto Velho.
Emprego em alta no Estado
O mercado de trabalho segue aquecido em todo o Paraná. No início da terceira semana de outubro, as Agências do Trabalhador e unidades da Rede Sine ofertavam 25.731 vagas em diversas áreas.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
As funções com maior número de oportunidades incluem alimentador de linha de produção (7.085), abatedor (1.078), operador de caixa (990) e magarefe (847).
Entre as regionais, Cascavel lidera em número de vagas (6.684), seguida por Curitiba (5.207), Campo Mourão (2.884), Londrina (2.624) e Foz do Iguaçu (2.345).
Com os melhores índices de empregabilidade entre as grandes cidades, Apucarana reforça seu papel como referência regional em desenvolvimento econômico e geração de trabalho, refletindo políticas locais eficazes e um setor produtivo em constante expansão.