Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EDUCAÇÃO

'Clubinho de Ciências' incentiva alunos de escola municipal; conheça

Projeto de extensão é uma parceria entre a AME e UTFPR, que foi aplicado na Escola José Fernando Acosta, de Apucarana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Escola José Fernando Acosta, localizada no Sumatra, em Apucarana, puderam trocar experiências e ideias durante todo ano graças ao projeto de extensão 'Clubinho de Ciências'. A atividade começou em fevereiro deste ano e terminou neste mês com muito aprendizado, envolvendo cerca de 280 estudantes.

"Esse projeto fez com que os alunos universitários e da educação básica tivessem contato durante o período. Foi muito produtivo para a formação dos nossos futuros professores, que conseguiram desenvolver ações. Além disso, para os estudantes da escola, foi um atividade que valorizou os alunos e motivou as crianças e pais, que muitas vezes não participam deste tipo de atividade", explica Angélica Cristina Rivelin, professora do curso de licenciatura em química, da UTFPR, que contou com o apoio da coordenadora da escola do Sumatra, Gisele Pereira da Silva Gregório.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Apucarana conquista 916 medalhas em olimpíada de astronomia

O grupo de professores Angélica, Enio de Lorena Stanzani e José Bento Stuart, e os alunos, elaboraram oficinas e o projeto de astronomia. "Foi criada uma oficina para utilização de microscópios, cedidos pela Autarquia Municipal de Educação (AME). Todos os professores que participaram da atividade receberam aulas de como utilizar o equipamento dias antes para auxiliar a turma", comenta Angélica.

Com o apoio da equipe pedagógica da AME e do projeto de extensão Clubinho de Ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, as crianças também construíram seus foguetes, a partir de canudos de refrigerante, fizeram o lançamento deles e mediram o alcance de cada um. Com isso, puderam aprender sobre ângulos e a propulsão do ar.

publicidade

MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES

A Autarquia Municipal de Educação realizou no dia 21 de novembro, no ginásio de esportes Lagoão, em Apucarana, a solenidade de premiação dos estudantes que se destacaram na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes.

Neste ano, as crianças apucaranenses conquistaram 912 medalhas na OBA, sendo 547 de ouro, 198 de prata e 167 de bronze. Outros quatro alunos, da Escola Municipal Fernando José Acosta, também garantiram medalhas de bronze na MOBFOG.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Em 2022, o concurso envolveu aproximadamente 1,2 milhão de estudantes, provenientes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e até do exterior, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline