O Cine Teatro Fênix de Apucarana (PR) recebe de 20 de março a 9 de abril a exposição Ateliê Aberto, da artista plástica apucaranense Camila Berehulka de Almeida, que também é doutora em filosofia.
📰 LEIA MAIS: Saiba como está a macaquinha que teve braço amputado em Apucarana
Desde 2020, a artista desenvolve pinturas, desenhos e ilustrações sobre temas como espiritualidade, cotidiano e a pesquisa que realiza com cores complementares, através de seu ateliê Berehulka Arts
O evento foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pelo município em 2024, com o objetivo de apoiar artistas locais na produção e divulgação de suas obras. A proposta da exposição é aproximar o público dos artistas da cidade, destacando a arte como uma manifestação cultural popular, independente da indústria do entretenimento.
A exposição começa nesta quinta-feira (20), às 19h no Cine Teatro Fênix, no centro de Apucarana. A entrada é gratuita.
Sobre a artista
Camila Berehulka é pintora e artista visual. Seu trabalho busca unir Artesanato e Arte, rompendo com a separação entre esses universos artísticos, pois acredita que essa divisão não é essencialmente artística, mas sim uma questão de classe. Por isso, seu trabalho não se restringe a aspirações acadêmicas, mas valoriza a capacidade criativa em sua totalidade.
Formada em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), sua pesquisa concentra-se na filosofia estética de Arthur Schopenhauer. Apesar de sua formação em Filosofia, a Arte sempre fez parte de sua vida. Em sua família, seu tio, José Carlos Berehulka, era artista plástico, desenhista e pintor comercial, responsável por criar placas, faixas e letreiros para lojas da cidade.
Seu ateliê era conhecido como "Art's Berehulka". Inspirada pelo exemplo do tio, que construiu sua vida por meio da Arte em uma cidade do interior do Brasil, Camila decidiu seguir esse legado, retomando os estudos dos fundamentos da pintura e do desenho após defender sua tese de doutorado sobre o conceito de Ideia em Arthur Schopenhauer, em abril de 2024.
Recentemente, começou a compartilhar seus trabalhos nas redes sociais, especialmente no Instagram e no TikTok. Aceita encomendas, participa de editais de artes visuais e produz incensos e peças artesanais. Clique aqui e acesse o portifólio da artista.
📲 Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp
Deixe seu comentário sobre: "Cine Teatro Fênix recebe exposição da apucaranense Camila Berehulka"