Chuvas: Defesa Civil registra 26 ocorrências de estragos em Apucarana
Balanço do fim de semana inclui quedas de muros e destelhamentos. No total, 16 regiões da cidade registraram chamados
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
TNOnline TV
A Defesa Civil de Apucarana divulgou um balanço detalhado dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município entre a sexta-feira (12) e este domingo (14). Ao todo, foram registradas 26 ocorrências.
LEIA MAIS: Chuva em Apucarana bate recorde histórico com 212 mm em duas semanas
O distrito do Pirapó foi a região mais castigada, concentrando o maior número de atendimentos (6), incluindo danos graves a estruturas públicas e privadas.
Segundo o Sargento Rodrigo Leme, responsável pela Defesa Civil, os incidentes mais críticos envolveram risco à vida. Na Rodovia Erwin Schindler, no Pirapó, a queda de três postes sobre a pista deixou um motorista preso dentro do veículo e outro carro bloqueado.
Outro ponto de atenção foi o bairro Jardim das Flores (3 ocorrências), onde a queda de um muro de arrimo destruiu completamente uma edícula de 100 m². Já na Estrada Velha do Cambira, a força do vento arremessou um telhado a cerca de 50 metros de distância e destruiu um poste de energia.
As fortes chuvas registradas no domingo (14) causaram danos severos ao sistema da Sanepar. A força da água arrastou cerca de 30 metros de uma tubulação de ferro fundido, com 400 milímetros de diâmetro.
Além da grande extensão da rede danificada, os técnicos enfrentam dificuldades operacionais, uma vez que o rompimento ocorreu em uma área de difícil acesso, o que deve tornar os trabalhos de recuperação mais lentos.
Balanço por Bairros
A Defesa Civil atuou em 16 regiões diferentes da cidade. Confira os locais atingidos:
- Pirapó: 6 ocorrências
- Jardim das Flores: 3 ocorrências
- Centro: 2 ocorrências
- Catuaí: 2 ocorrências
- Jardim Monções: 2 ocorrências
- 1 ocorrência em cada: Interlagos, Jardim Eldorado, Morada do Sol, Ponta Grossa, Solo Sagrado, Marcos Freire, Núcleo Romeu Alberti, Lago da Raposa, Vila Nova, Jardim Diamantina e Novo Horizonte.
Tipos de estragos
Além dos danos estruturais, as equipes atenderam a diversos tipos de transtornos. O relatório oficial contabiliza:
- 5 alagamentos do tipo "relâmpago";
- 4 desmoronamentos;
- 4 quedas de muros;
- 4 quedas de postes residenciais;
- 3 destelhamentos;
- 3 enxurradas;
- 2 interdições de vias.
Os alagamentos momentâneos ocorreram em vias de grande fluxo, como a Avenida Minas Gerais (dois pontos), Estrada do Bom Retiro e Avenida Jaboti. Também houve registro de danos no muro de uma quadra esportiva no Pirapó.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline