Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PREJUÍZOS NO CAMPO

Chuva volta à região, mas não alivia agricultura; saiba mais

Falta de chuva registrada desde junho gerou quebra de 20% no milho e também afetou as culturas de trigo e aveia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Chuva volta à região, mas não alivia agricultura; saiba mais
Autor Falta de chuva afetou o trigo, que está na fase final de desenvolvimento na região - Foto: Fernanda Neme/TNonline

Após mais de 50 dias de seca, a chuva voltou a cair na região de Apucarana nos últimos dias. No entanto, o índice de precipitação pluviométrica registrado até agora nem de longe aliviou a agricultura. A falta de chuvas já trouxe prejuízos irreversíveis, com quebra de 20% na colheita de milho e consequências também para o trigo e a aveia, que estão na fase de desenvolvimento.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apenas 9,9 mm de chuva foram registrados desde 1º de agosto em Apucarana, sendo 3,2 mm desse total apenas nesta segunda-feira (8) até as 15 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O meteorologista Reinaldo Kneib explica que a última chuva consistente na região ocorreu em 17 de junho, quando foram registrados 17 mm. Desde então, o clima é seco. O mês de junho ainda fechou com 58,3 mm de chuva por conta das primeiras semanas, mas em julho foram apenas 3 mm. Em 2021, a situação foi um pouco melhor, com 58,4 mm em junho, 44,8 em julho e 29 mm em agosto.

“As frentes frias não estão encontrando umidade suficiente. Por isso, a falta de chuva”, explica Reinaldo. No entanto, a expectativa é de que a chuva ainda apareça nos próximos dias. Nesta terça-feira (9), por exemplo, o site do Simepar projeta 55,8 mm para Apucarana. O Climatempo, outro instituto de meteorologia, é mais comedido, com previsão de 35 mm.

O economista Paulo Sérgio Franzini, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Abastecimento e Agricultura (Seab), de Apucarana, espera a confirmação da chuva para esta terça-feira. “Apenas uma chuva boa, de 50 mm, terá algum impacto, mas é importante salientar que o prejuízo já ocorreu e não há como a chuva reverter o quadro”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele explica que a região (são 13 municípios pertencentes à regional da Seab de Apucarana) está na fase de colheita do milho (segunda safra), com 55% da área prevista (55.650 hectares) já colhida. A previsão de produção é de 330 mil toneladas, com perdas de 20%.

Além do milho, o trigo e a aveia -duas culturas de inverno- estão na fase de frutificação e maturação. “O potencial de produção também foi afetado. A chuva pode ajudar apenas as lavouras mais novas, mas o prejuízo também é inevitável”. Franzini afirma que somente após o início da colheita, dentro de 10 a 20 dias, será possível fazer uma projeção de quebra.

A área plantada de trigo soma 40 mil hectares, com produção estimada de 118 mil toneladas. Já área plantada da aveia é de 12 mil hectares na regional, com produção estimada de 30 mil toneladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline