MAIS LIDAS
VER TODOS

Meio Ambiente

Cerejeiras florescem e embelezam ruas de Apucarana

Conhecidas pela beleza de suas flores, muito usadas para a confecção de arranjos chamados de ikebana, as cerejeiras-ornamentais (sakura) chegaram em Apucarana pelas mãos dos primeiros imigrantes japoneses. A árvore, símbolo da terra do sol nascente, encon

Da Redação

·
Cerejeiras florescem e embelezam ruas de Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.06.2020, 09:13:55 Editado em 18.06.2020, 13:16:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Conhecidas pela beleza de suas flores, muito usadas para a confecção de arranjos chamados de ikebana, as cerejeiras-ornamentais (sakura) chegaram em Apucarana pelas mãos dos primeiros imigrantes japoneses. A árvore, símbolo da terra do sol nascente, encontrou na cidade do Norte do Paraná um clima favorável e, com o passar do tempo, tornou-se também sinônimo de Apucarana.

continua após publicidade

Segundo registro da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), fundada e mantida pela colônia japonesa, a florada apucaranense teve início a partir do plantio de 100 mudas pela Matsumikai (Associação dos Idosos da Acea), na época presidida por Hatsuishi Kinoshita e hoje podem ser vistas em praticamente todos os bairros da cidade.

Dados da Secretaria Municipal de Agricultura, que mantém o viveiro municipal, revelam que das cerca de 6 mil mudas de várias espécies plantadas nos últimos dois anos na área urbana de Apucarana, 2.390 unidades foram de cerejeira-ornamental. “Impulsionada pela tradição oriental, ao longo do tempo a cerejeira-ornamental ganhou valor histórico e passou a ser adotada por toda a população.

continua após publicidade

Hoje podemos encontrar vários exemplares não só nas ruas ou parques, mas em quintais, chácaras, pátios de empresas e até em condomínios residenciais. Aqui a árvore encontrou ambiente fértil para se desenvolver, além da beleza da sua florada, é adequada para a área urbana pois fornece um bom sombreamento sem prejudicar as calçadas e a fiação elétrica”, destaca o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac.

Por ser cultuada pelos imigrantes japoneses, a florada ganhou uma festa anual em Apucarana, a Festa da Cerejeira que, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), teve a sua 26ª edição cancelada. “Infelizmente não há nenhuma perspectiva de realizamos a festividade neste ano”, lamenta Keniti Ishida, presidente da Acea, assinalando que o evento faz parte do calendário turístico do Paraná, sendo conhecida em todo o Brasil.

Keniti anuncia, contudo, que o fenômeno não vai passar sem uma reverência. Para marcar a florada deste ano, a associação vai realizar dia 26 de junho o 1º Sukiyaki Drive Thru.

continua após publicidade

“Será tudo bem organizado, de acordo com as normas sanitárias em prevenção ao novo coronavírus, onde a pessoa não vai precisar nem sair do veículo”, explica o presidente da Acea.

O pote com um litro do prato típico custa R$35 e deve ser adquirido, preferencialmente, de forma antecipada para ser retirado no dia do evento na sede da Acea, localizada na Avenida Jaboti, das 18 às 20h30. Os telefones para aquisição antecipada do sukiyaki são o 3424-4499 e 3422-0371, ou ainda pelo celular 99148-9121, com Keniti.

Mudas – O viveiro da Prefeitura de Apucarana, mantido pela Secretaria Municipal da Agricultura, disponibiliza gratuitamente mudas de cerejeira-ornamental e outras espécies como quaresmeira, ipê, aroeira salsa, manacá da serra, palmeira imperial, oiti e ibisco. “Cada cidadão residente na cidade tem direito a duas mudas gratuitas para serem plantadas defronte a residência. Basta procurar a secretaria e fazer a requisição para posterior retirada junto ao viveiro municipal”, informa José Luiz Porto, secretário Municipal da Agricultura. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Rua Lapa, 233, ou pelo telefone 3423-5020.

continua após publicidade

Características da cerejeira-ornamental

– Efemeridade, ou seja, uma vez florida, logo perde as pétalas sob a ação dos ventos.

continua após publicidade

– Conta a história que esta fugacidade impressionou profundamente o povo japonês, em especial na Idade Média no período das guerras, quando a morte espreitava a qualquer momento. Neste período, a flor da cerejeira foi associada com a vida e auto-imagem do samurai (bushi). A vida do samurai era tão efêmera como a flor da cerejeira.

– Sakura ou cerejeira ornamental é conhecida também como a “flor da felicidade” e assume um lugar importante na cultura e nos jardins japoneses em todo o mundo.

– Normalmente, sua florada é no mês de junho, dando um visual todo especial com o colorido das flores.

– Diante do valor histórico e cultural da cerejeira-ornamental no município, a Prefeitura de Apucarana inclui a árvore como ornamento em vários projetos, usando a espécie na arborização de ruas, parques, praças e entradas da cidade.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Cerejeiras florescem e embelezam ruas de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!