Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PROTEÇÃO

Cemsa resgata cão em situação de maus-tratos em Apucarana

Essa é a segunda ocorrência registrada no Núcleo Habitacional João Paulo apenas nesta semana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Cemsa resgata cão em situação de maus-tratos em Apucarana
Autor A prática de maus-tratos a animais é crime no Brasil, conforme estabelece a Lei nº 9.605/1998 - Foto: Prefeitura Municipal de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana, por meio do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) e da Guarda Civil Municipal, com o apoio da Polícia Militar, realizou o resgate de um cão em situação de maus-tratos nesta quinta-feira (17). Esta é a segunda ocorrência registrada no Núcleo Habitacional João Paulo apenas nesta semana. Na última terça-feira (15), outros 20 animais foram retirados de uma residência, onde viviam em visível estado de desnutrição.

O diretor do Cemsa, biólogo Fernando Felippe, explicou como a operação foi conduzida. “Recebemos uma denúncia anônima relatando a situação de maus-tratos. A Polícia Militar esteve no local ontem, confirmou os fatos e lavrou um boletim de ocorrência. No entanto, o tutor do animal não foi encontrado. Hoje, o promotor Dr. Eduardo Cabrini entrou em contato comigo solicitando que o Cemsa acompanhasse o caso. Com o apoio da PM e da Guarda Municipal, realizamos o resgate de um cão doente, diagnosticado com cinomose,” relatou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Telão flagra suposta traição durante show do Coldplay

O animal foi encaminhado a uma clínica veterinária terceirizada, parceira do Cemsa. O tutor foi localizado nesta quinta-feira (17) e conduzido à delegacia para os devidos procedimentos legais. “Diante do grave estado de saúde do cachorro, que se encontrava extremamente debilitado, os veterinários do Cemsa e da clínica decidiram, com base em critérios técnicos e éticos, realizar a eutanásia,” completou Felippe.

Durante a ação, outros três cães foram identificados na mesma residência. “Realizamos testes para cinomose em todos eles e um apresentou resultado positivo. O tutor assumiu o compromisso de realizar o tratamento e foi devidamente orientado quanto aos cuidados e à urgência do início da medicação,” informou o biólogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prática de maus-tratos a animais é crime no Brasil, conforme estabelece a Lei nº 9.605/1998, que prevê sanções penais e administrativas, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. Nos casos que envolvem cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 agrava a punição, estabelecendo pena de reclusão de dois a cinco anos.

São considerados maus-tratos ações de negligência ou crueldade, tais como: manter o animal em ambientes sujos ou inadequados; restringir seu movimento ou descanso; deixá-lo exposto ao sol ou à chuva por longos períodos; submetê-lo a esforço excessivo; agredir, mutilar ou ferir; negar assistência veterinária; não oferecer alimentação e água; abandonar o animal; ou provocar sofrimento por envenenamento, entre outras condutas abusivas.

Serviço – Localizado na Rua Cristiano Kussmaul, nº 2.578 (próximo ao Contorno Sul), o Cemsa atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefones de contato: (43) 3308-1414 e WhatsApp (43) 99626-3680 (somente mensagens). De segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e aos finais de semana (sábado e domingo), das 8 às 20 horas, o atendimento é pelo telefone (43) 99967-0045. Mais informações: www.instagram.com/cemsaapucarana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline