Cemitério da Saudade guarda a história da cidade de Apucarana
O Cemitério da Saudade é um testemunho silencioso da fase inicial de Apucarana, quando a cidade começou a se estruturar
Dia de finados: Cemitério da Saudade guarda a história dos pioneiros de Apucarana.Conheça algumas curiosidades do cemitério mais antigo da cidade.Para ficar ... TNOnline TV
Um dos marcos mais antigos e um ponto de concentração da memória histórica de Apucarana (PR), o Cemitério da Saudade, localizado na área central da cidade, é um dos berços da história apucaranense.
📰 LEIA MAIS: Jazigo de curandeiros em Arapongas atrai pedidos de milagre
Embora a data exata de sua fundação não seja prontamente divulgada em fontes abertas, sabe-se que ele está entre os primeiros espaços públicos dedicados ao sepultamento na região central, antecedendo em muito o Cemitério Cristo Rei, que foi inaugurado em 1962.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
O Cemitério da Saudade é um testemunho silencioso da fase inicial de Apucarana, quando a cidade começou a se estruturar. Considerado "superado" em capacidade há muitos anos, atualmente os sepultamentos ocorrem em jazigos já existentes.

É ali que muitas personalidades históricas da cidade estão sepultadas. Pioneiros como o médico Nagib Daher tem seus jazigos no local.
O espaço também é repleto de exemplos de arte funerária rica, com esculturas, mausoléus e detalhes arquitetônicos em materiais nobres, que revelam o status social e a cultura da época em que foram construídos.
São dezenas de capelinhas, monumentos e os mais variados estilos arquitetônicos. No Cemitério da Saudade, também é possível encontrar lápides estampadas com fotografias post mortem (fotos tiradas após a morte da pessoa).
