MAIS LIDAS
VER TODOS

TRÂNSITO

Celular e falta do cinto geram mais de 700 multas em Apucarana

Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) são do primeiro quadrimestre deste ano

Da Redação

·
Celular ao volante rendeu mais de 340 multas de trânsito em Apucarana
Icone Camera Foto por reprodução
Celular ao volante rendeu mais de 340 multas de trânsito em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2025, 12:51:40 Editado em 18.05.2025, 12:51:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Mais de 700 motoristas foram flagrados dirigindo segurando o celular ou sem cinto de segurança no trânsito de Apucarana, no primeiro quadrimestre deste ano. Os dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostram que 340 condutores foram multados por dirigir com o aparelho na mão e 92 por falarem ao celular ao volante. Outros 327 motoristas foram flagrados trafegando sem cinto de segurança. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, os índices causam preocupação pois este tipo de conduta está entre as principais causas de acidente.

- LEIA MAIS: Praça Rui Barbosa concentra ações do Maio Amarelo neste sábado

continua após publicidade

O secretário da pasta, major Vilson Laurentino da Silva, lembra que conduzir veículo segurando ou manuseando o celular é infração gravíssima, conforme artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já dirigir sem cinto de segurança, seja condutor ou passageiros, é uma infração grave que gera multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação.

“Infelizmente este tipo de infração ocorre diariamente na cidade e, na maioria dos casos, por imprudência do motorista’, observa o secretário.

Segundo o major, motoristas que adotam esse tipo de conduta colocam a própria vida e a dos outros usuários em risco. “O celular faz com que o motorista fique distraído e desatento, ocasionando diversos acidentes. E em relação ao cinto de segurança, já foi comprovado que esse dispositivo salva vidas. Em caso de uma freada brusca ou acidente a pessoa sem cinto pode ser arremessada, podendo causar a morte, entre outros traumatismos de natureza grave”, reitera.

continua após publicidade

INFRAÇÕES

No total, mais de 4,6 mil motoristas foram multados neste ano por infrações como transportar criança sem cadeirinha, avançar sinal vermelho, não dar preferência a pessoa na faixa de pedestre, entre outros comportamentos no trânsito vedados por lei.

A infração mais cometida na cidade é deixar de efetuar registro do veículo dentro do prazo de 30 dias, com 944 multas lavradas.

Em busca de um trânsito mais seguro, a prefeitura realiza neste mês uma série de atividades alusivas ao Maio Amarelo, movimento para conscientização e redução de acidentes de trânsito (veja matéria nesta página).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Celular e falta do cinto geram mais de 700 multas em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!