Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
TRÍDUO PASCAL

Católicos celebram a Semana Santa em Apucarana; saiba mais

Milhares de fiéis devem celebrar o período da Páscoa na Catedral

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Católicos celebram a Semana Santa em Apucarana; saiba mais
AutorMilhares de fiéis devem participar das celebrações da Páscoa na Catedral. - Foto: Da Redação

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, espera receber milhares de fiéis para as celebrações da Páscoa. Na programação, estão previstas várias celebrações e atividades, como vigília e adoração, celebração da Paixão do Senhor, procissão, missa de Lava-Pés e Missa de Páscoa.

Os católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo durante esse período. O período da Semana Santa, que recorda a paixão, morte e ressurreição de Cristo, é considerado o mais importante do ano para a Igreja Católica.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“A vivência do Tempo Quaresmal deve nos levar a uma renovação da nossa intimidade com Cristo. Somos chamados a sair da superficialidade em que vivemos nossa vida cristã, por vezes tão arraigada na rotina que, sem perceber, impedimos o agir de Deus em nós. O risco de vivermos uma fé rasa, seja por comodismo ou por medo do ‘conhecimento de Cristo’ e do que isso implica em nossa vida, pode travar nossa caminhada rumo à salvação. Quaresma é tempo de preparação, de limpeza interior, de varrer para fora a sujeira incrustada em nosso coração como se fosse algo de estimação; fazer uma verdadeira faxina interior, para que Cristo nos encontre limpos, purificados pela sua Ressurreição. O Tríduo Pascal, oração, penitência, jejum, esmola, confissão, caridade, partilha e perdão são caminhos quaresmais de conversão disponíveis a todos que desejam crescer na fé e viver de forma mais madura a vida cristã", explica o bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José.

Programação na Catedral Nossa Senhora de Lourdes

Quinta-feira da Ceia do senhor (28)

publicidade
  • 19h30 Missa da Eucaristia e Lava pés
  • 2h as 24h Vigília Eucarística

Sexta-feira da Paixão do Senhor (29 de março)

  • 07 as 14 h Vigília Eucarística
  • 15h Celebração da Paixão do Senhor
  • 19h30 Procissão e enterro do Senhor

Sábado Santo (30 de março)

19h30 Solene Vigília Pascoal

Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor (31 de março)

  • 08h, 10h, 18h, e 19h30 Santas Missas


Entenda a tradição

publicidade

Quinta-feira

É quando foi realizada a última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos. Segundo a Bíblia, a refeição era um ritual que acompanhava a festividade judaica. Nesse dia, Jesus realizou a cerimônia de lava-pés e, em ato de humildade, lavou os pés dos 12 discípulos que o acompanhavam.

Sexta-feira Santa

publicidade

Neste dia, Jesus é crucificado e morre na cruz. Após a morte, Cristo é retirado da cruz e colocado no sepulcro. Na igreja católica, este é o dia em que fazem procissão em ruas da cidade como via-sacra, sendo assim, o único dia do ano que não se celebra a missa.

Sábado de Aleluia

O sábado Santo é o dia que em que os católicos fazem a vigília da ressurreição. Na passagem bíblica, quando os discípulos faziam orações, o tumulo onde Jesus estava sepultado era vigiado por soldados.

publicidade

"Malhar o Judas"

É uma tradição popular que ocorre em algumas regiões durante a Semana Santa, especialmente no sábado de Aleluia. Nessa prática, é confeccionado um boneco representando Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus Cristo, e é pendurado em locais públicos, como praças ou postes. Em seguida, as pessoas batem ou "malham" o boneco com varas, simbolizando a punição pela traição de Judas. Essa tradição tem origens históricas e religiosas, e é vista como uma forma de expressar repúdio à traição e celebrar a ressurreição de Cristo durante a Páscoa.

Domingo de Páscoa

publicidade

É o dia da ressurreição. Foi nesse dia que mulheres fiéis foram ao túmulo de Jesus, no período da manhã, e encontraram o túmulo aberto e sem vigias. "Um anjo as avisa que Jesus havia ressuscitado".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline