Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SAÚDE ANIMAL

CastraPet esteriliza 230 cães e gatos em Apucarana

Em Apucarana, o serviço gratuito foi oferecido através de uma parceria com o Centro Municipal de Saúde Animal (CEMSA)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

CastraPet esteriliza 230 cães e gatos em Apucarana
Autora unidade móvel foi instalada em área de estacionamento do Complexo Esportivo Lagoão - Foto: Prefeitura Municipal de Apucarana

A unidade móvel do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), do governo do Estado, esteve nesta sexta-feira (13) em Apucarana. O atendimento ocorreu mediante agendamento prévio e, ao longo do dia, deverão ser esterilizados 230 cães e gatos.

Em Apucarana, o serviço gratuito foi oferecido através de uma parceria com o Centro Municipal de Saúde Animal (CEMSA) e a unidade móvel foi instalada em área de estacionamento do Complexo Esportivo Lagoão. “Foi feito o cadastramento prévio, atendendo prioritariamente famílias de baixa renda e os protetores independentes que estão cadastrados no CEMSA. Fizemos uma agenda, com horário marcado, visando facilitar para os tutores dos animais”, frisa o médico-veterinário João Pedro Correa, diretor do CEMSA.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Exposição reúne quadros de mulheres afrodescendentes no Cine Fênix

O prefeito Junior da Femac destaca as boas parcerias firmadas com o Governo do Estado. “Apucarana mantém o Programa Mais Vida Animal que garante castrações e cirurgias, além de entrega de lotes de ração para cuidadores e famílias de baixa renda”, lembra ele, reiterando que as parcerias com o Estado são muito bem-vindas.

Na parte da manhã, no período das 8 às 10 horas, foram esterilizados os felinos e depois, até as 16 horas, foi o período reservado para a castração dos caninos. “Esse mutirão reforça o trabalho que o Município já vem realizando. No ano passado, por exemplo, o Centro Municipal de Saúde Animal fez a castração de mais de 1.200 animais”, ressalta o diretor do CEMSA.

publicidade

Anderson Delgado, responsável técnico pelo CastraPet, afirma que o programa trouxe para Apucarana uma equipe composta por 22 profissionais (12 médicos-veterinários e 10 auxiliares). “A esterilização é importante para evitar as ninhadas indesejadas, diminuindo a quantidade de animais errantes, e também previne doenças como nas fêmeas tumores de mama e infecções no útero”, pontua Delgado.

Ivone Brina Cyoia, que é uma protetora e cuida de 40 gatos, trouxe 12 para fazer a esterilização. “Cuido e coloco eles à disposição para doação e, neste sentido, as castrações são muito importantes para que os animais não venham a procriar. As pessoas que recebem os animais precisam estar conscientes de que eles precisam de medicação, de amor, de carinho e de outros cuidados”, assinala.

Claudete Santos, moradora do Jardim Itália, conta que foi encaminhada para o CastraPet através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Tenho quatro animais em casa e hoje trouxe um gato e um cão para a castração. Tenho muito amor nos bichinhos. A gente já tem o gasto com as vacinas e seria muito difícil arcar com os custos da castração”, afirma Claudete.

publicidade


Fonte: Prefeitura de Apucarana.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline