Carteiros podem entrar em greve na região nessa terça-feira
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Os carteiros que trabalham no Centro de Distribuição dos Correios em Apucarana, podem entrar em greve com os Correios de todo Brasil a partir dessa terça-feira (18). “Os Correios negociaram no ano passado com o sindicato, um acordo bi-anual, mas no meio desse caminho a empresa entrou com processo no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a revogação das negociações”, explica o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicações Postais, Telegráficas e Similares do Paraná (Sintcom), Fabiano Silvério.
Segundo ele, há uma tentativa dos Correios para diminuir os salários dos trabalhadores ao equiparar com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A greve é uma resposta por falta de acordo pela tentativa de suspensão da maioria - (70 de 79), cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). “Nós temos benefícios a mais do que está na lei geral e o que foi conquistado ao longo dos anos, a partir de greves e acordos, os Correios querem retirar”, diz.
Os Correios pretendem retirar, por exemplo direitos dos carteiros, como a licença-maternidade de 180 dias e o adicional de risco de 30%. “Na última sexta-feira (14), nós já tivemos diminuição no valor do vale-alimentação”, ressalta Fabiano.
O Sintcom atende à mais de 500 associados de Londrina e região, sendo em torno de 30 carteiros em Apucarana. Segundo o sindicato, atualmente um carteiro recebe salário líquido de no máximo R$ 2,2 mil.
A decisão sobre a paralisação acontece nesta segunda-feira (17), a noite.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline