Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ANIVERSÁRIO

Canil da Polícia Militar de Apucarana completa 10 anos

Atualmente, sete cães atuam na busca e localização de drogas e também no radiopatrulhamento da região

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Canil da Polícia Militar de Apucarana completa 10 anos
AutorSomente neste ano, em uma das apreensões com o auxílio dos cães, mais de 250 quilos de maconha foram encontrados - Foto: 10º Batalhão da Polícia Militar

O canil da Polícia Militar do 10º Batalhão, que inclui Apucarana e mais 11 cidades, está fazendo aniversário de 10 anos de atuação em 2025. Atualmente, a entidade conta com sete cães, seis deles da raça Pastor Belga de Malinois e um filhote da raça Labrador Retriever.

Segundo o comandante do canil, capitão Thiago Federovicz (38), a história do órgão começou ainda em 2014, quando o Conselho Estadual de Segurança (Conseg) entrou em contato com o 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) para a implementação de um canil. “Nós realizamos um curso de duas semanas na cidade de Arapongas, no qual nós aprendemos como funciona o canil em si e como adestrar um cão para os serviços”, explica ele. E assim, em 15 de fevereiro de 2015, nasceu, oficialmente, o canil do 10º BPM.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Morte de jovem em Apucarana foi negligência médica, afirma família

Atuação

As principais áreas de atuação do canil são em ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas e armas e também em ações de radiopatrulhamento, que buscam promover a segurança da equipe e da população em abordagens, festas, feiras e demais eventos realizados na região. “O cão é muito importante para nós na questão do faro, que é 500 vezes mais potente que o nosso, por isso ele consegue encontrar odores que o ser humano não consegue sentir”, acrescenta Thiago. Para se ter uma ideia, somente este ano, com o auxílio destes animais, vários apreensões e prisões já foram realizadas. Em uma dessas ocorrências, mais de 250 quilos de maconha foram encontrados.

publicidade

Nos últimos anos, outra função foi acrescentada à “lista de trabalho” dos cães do 10º BPM: busca e rastreio de pessoas perdidas ou escondidas em áreas de matas. “Então, hoje, a gente consegue ter, em um cão, três serviços diferentes”, comenta o capitão.

LEIA MAIS: Caminhão de Apucarana e trem colidem em Jandaia do Sul

Treinamento

publicidade

O treinamento com os cães começa bem cedinho, com cerca de 45 dias. De acordo com Thiago, o ideal é que sejam animais ativos, com o instinto de caça aflorada. “É importante ressaltar que nenhum cão nosso é viciado na droga. A gente treina baseado na psicologia, onde o cão ao indicar o cheiro que a gente quer, que é o da droga, ele ganha uma recompensa, que é a bolinha, o brinquedo dele”, esclarece ele.

Além disso, o capitão também ressalta que nenhum cão sofre agressões físicas. “Nós temos uma relação muito próxima, de afeto e de carinho com eles”, afirma.


publicidade

							Canil da Polícia Militar de Apucarana completa 10 anos
AutorNenhum dos cães é viciado em drogas ou sofre agressões físicas nos treinamentos - Foto: 10º Batalhão da Polícia Militar


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline