MAIS LIDAS
VER TODOS

Em Apucarana

Câmara vota 13 matérias em primeira sessão com painel eletrônico

Outra novidade, anunciada na sessão, é que o legislativo vai contratar um sistema de inteligência artificial

Da Redação

·
O painel eletrônico, além de registrar o voto dos vereadores e apresentar ao público o resultado de cada votação nome a nome, também controla o tempo destinado a cada um dos vereadores
Icone Camera Foto por Louan Brasileiro
O painel eletrônico, além de registrar o voto dos vereadores e apresentar ao público o resultado de cada votação nome a nome, também controla o tempo destinado a cada um dos vereadores
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2025, 23:00:59 Editado em 05.05.2025, 23:00:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Câmara de Apucarana votou nesta segunda-feira (05) 13 matérias, entre projetos de lei, requerimentos e moção de aplauso. A novidade é que o processo foi feito pela primeira vez de forma digital, com início do funcionamento do painel eletrônico instalado na casa. Outra novidade, anunciada na sessão, é que o legislativo vai contratar um sistema de inteligência artificial. Assista a entrevista no final do texto

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Blazer derruba poste e pega fogo na BR-376 em Apucarana

O painel eletrônico, além de registrar o voto dos vereadores e apresentar ao público o resultado de cada votação nome a nome, também controla o tempo destinado a cada um dos vereadores. Em 2019, a Câmara chegou a testar um modelo de painel eletrônico, mas o sistema funcionava como uma projeção e acabou sendo descontinuado.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

continua após publicidade

Segundo o presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), o painel atende a proposta de modernização do legislativo e foi regulamentada em projeto de resolução de autoria do vereador Moises Tavares (PP), aprovado pela Casa.

Por conta da instalação do equipamento, as sessões extraordinárias da semana passada foram feitas em sistema online. No final da tarde desta segunda, os vereadores participaram de uma sessão teste para conhecer melhor o novo sistema.

Acioli também anunciou a contratação do sistema Gemini, inteligência artificial do Google, para uso na Casa. Segundo ele, será a primeira Câmara do Paraná a contar com o sistema. A proposta é automatizar questões como a busca no banco de dados da Câmara sobre projetos e dados do município, auxiliando o trabalho dos legisladores.

continua após publicidade

Assista a entrevista

tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara vota 13 matérias em primeira sessão com painel eletrônico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!