Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
POLÍTICA

Câmara homenageia UPA e discute situação do negro

Legislativo de Apucarana faz sessão sem nada na pauta

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Câmara homenageia UPA e discute situação do negro
Autor Sessão ordinária realizada na Câmara de Apucarana - Foto: Reprodução

A Câmara de Apucarana realizou sessão ordinária na tarde desta segunda-feira sem nenhuma pauta de projetos ou requerimentos na ordem do dia. A sessão teve dois momentos distintos: a entrega de Moção de Aplausos à equipe da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas e uma explanação do Macone (Movimento Apucaranense da Consciência Negra) sobre o Dia Nacional da Consciência Negra comemorado neste dia 20, agora decretado feriado em todo o País.

-LEIA MAIS: Comércio de Apucarana vai atender até 22h em dezembro; saiba quando

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Moção de Aplausos à UPA, de autoria dos vereadores Marcos da Vila Reis (PP) e Franciley Preto Godói Poim (PSD), foi aprovada ainda em outubro de 2021, por ocasião da pandemia da Covid-19, que começou em 2019 e continuou assustando o País e o mundo com muitas mortes. A UPA foi representada pelo seu diretor clínico Luiz Henrique Belini, que agradeceu a homenagem em nome de toda a equipe.

Segundo Marcos da Vila Reis, o objetivo da moção, na época, era reconhecer o trabalho da equipe de profissionais e demais pessoal de apoio da unidade. Ele assinala que foi um período em que a Covid, uma doença ainda desconhecida, avançou bastante causando pânico na população. “Enquanto o comércio, igrejas e repartições públicas, entre outros estabelecimentos, fecharam as portas para prevenção ao vírus, a equipe da UPA ficou de prontidão atendendo aos casos dia e noite. Os profissionais da UPA colocaram em risco a própria vida e de seus familiares para salvar as pessoas acometidas”, disse.

“A Covid foi uma verdadeira desgraça que se abateu sobre a humanidade, nós passamos por uma coisa que nunca esperávamos passar”, lembrou o presidente da Câmara, Luciano Molina (Agir). Ele citou um lema do corpo de bombeiros que diz “por uma vida todo sacrifício é dever”, para destacar o risco de vida que os funcionários da UPA tiveram ao tratar de uma doença que na época ninguém sabia o que era.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONSCIÊNCIA NEGRA

Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra falou o novo diretor geral do Macone, Paulo Sérgio Rodrigues Pesce, que também é coordenador da Central Geral dos Movimentos Populares do Paraná. Segundo ele, embora muitos reclamam de mais um feriado nacional, este do dia 20 é muito importante para reverenciar uma etnia que deixou seu sangue derramado de norte a sul deste país. “É uma etnia que continua na periferia desta nação com uma subcidadania”, afirmou.

“Quando pedimos este feriado foi para que a pátria reflita sobre si mesma, sobre suas mazelas, sobre o machismo, o racismo e a xenofobia”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline